Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2021 - Trabalhadores dos hospitais filantrópicos (base Sindiberf) aprovam proposta de reajuste salarial

19/11/2021 - CAMPANHA SALARIAL 2021 - Trabalhadores dos hospitais filantrópicos (base Sindiberf) aprovam proposta de reajuste salarial

Diretoria Sindisaúde/RS

No dia 18/11/2021, o Sindisaude-RS realizou assembleia virtual (clique aqui para assistir) para a categoria apreciar a contraproposta apresentada pelo sindicato patronal (Sindiberf). A assembleia aconteceu na página do Facebook do sindicato de classe (Sindisaúde-RS).  Com inicio às 20h e término às 20h50min, a assembleia foi o ponto de partida para conhecimento da vontade da categoria sobre a contraproposta patronal para nova Convenção Coletiva de Trabalho Sindisaúde-RS/Sindiberf.

A assembleia foi conduzida pelo presidente da entidade sindical que, após leitura da proposta, esclareceu seus benefícios e malefícios. Logo a seguir, a proposta foi democraticamente votada.

Proposta aprovada

Com 96,3% dos votos, a categoria aprovou reajuste salarial de 6,94%, além da manutenção dos direitos históricos como horas-extras a 100% e adicional noturno a 50%, ambos direitos acima da CLT (se quiser conhecer mais desses direitos, clique aqui).

O que a nova negociação do Sindisaúde-RS traz?

Reajuste salarial de 6,94%
O índice é referente à negociação do reajuste da data-base abril/2021. O pagamento ocorrerá em 3 parcelas, sendo a primeira na folha de dezembro de 2021 (referente a novembro), no valor de 3,47%; a segunda na folha de fevereiro de 2022 (referente a janeiro) no valor de 2%; e a terceira e última na folha de abril de 2022 (referente a março) no valor de 1,47%. Com isso, o salário estará recomposto antes da próxima negociação, a da data-base abril/2022.
Manutenção de todos direitos históricos
Esses direitos históricos de que falamos são avanços que não constam da CLT, ou constam em patamares inferiores, como as horas-extras a 100% (CLT: 50%), adicional noturno a 50% (CLT: 20%), além de quebra de caixa, adicional por risco de vida, direito à equiparação entre auxiliares e técnicos, dentre outros que você pode conferir resumidamente clicando aqui.
Garantia de retomar negociação sobre perdas pelo parcelamento
Sindisaúde-RS e Sindiberf convencionaram que as diferenças salariais decorrentes do parcelamento do reajuste serão alvo de negociação novamente. Apesar de o reajuste obtido recompor percentualmente o salário antes da negociação de 2022, o que evitará arrocho salarial maior, o sindicato entende que é necessário tratar novamente das diferenças.

Assembleia tem participação expressiva

O prazo de votação da proposta teve início ao final da assembleia. Ou seja, foi aberto às 21h, encerrando-se às 12h do dia 19/11/2021, e contou com um grande número de votantes (464 trabalhadores), o que consolida a certeza de que houve contundente interesse da categoria em apreciar a contraproposta patronal. O resultado final apresentou 96,3% dos votantes favoráveis à contraproposta patronal.

Ainda foi possível observar, através de dados coletados através do questionário de votação, que 62,1% dos votantes são técnicas (os) de enfermagem; 11,4% são seguranças; e 26,5% compõem demais categorias que integram a base do Sindisaúde-RS. Também foi possível constatar que 59,1% dos votantes são sócios (as) do sindicato, o que deixa bem claro a importância de ser sócio para que, em um futuro próximo, se tenha uma categoria ainda mais forte do que já é hoje

É só com a aproximação e participação objetiva da categoria que o sindicato terá a força e o poder de barganha que todos desejam.

Mais de 70% aprovam cota negocial

Na assembleia, foi oportunizado também que a categoria votasse a cota negocial, que será de meio (1/2) dia de trabalho, em desconto único, tendo como balizador o salário-base. Na consulta, 70,9% dos votantes foram favoráveis ao desconto, sendo que 9,9% foram contrários e 19,6% se abstiveram. Este é mais um fator preponderante para a construção de conquistas futuras, pois não há luta sem financiamento da categoria.

Atenção: sócios do sindicato não pagam cota negocial!

Compare o desconto com o que você ganhou com o trabalho do sindicato

Como assim?

Fizemos um cálculo, usando quatro salários-base diferentes, para você ter uma ideia do que significa apoiar o trabalho sindical. Como você pode ver na imagem, um (a) trabalhador (a) que tenha como salário-base, por exemplo, R$ 1500/mês, terá um ganho total de mais R$ 1249 ao longo do ano seguinte à negociação fechada com o Sindiberf. Esse acréscimo salarial é relativo ao reajuste de 6,94% no salário, garantido pelo Sindisaúde-RS. Caso você não saiba, no Brasil não existe reajuste salarial automático desde 1992. É o teu sindicato que garante teu reajuste todo ano!

Em contrapartida, para manter o seu sindicato forte, esse mesmo trabalhador pagará apenas R$ 25, uma única vez no ano, relativo à cota negocial. Ah, e se esse mesmo trabalhador já for sócio do Sindisaúde-RS, ele está dispensado de pagar a cota negocial!

Entendeu? Então te associa e mantém o Sindisaúde-RS sempre forte!

Sindicato disponibiliza prazo para o termo de oposição

O termo de oposição ao desconto da contribuição negocial será aceito conforme determinação legal.

A quem interessa essa informação?

A trabalhadoras (es) que atuam em hospitais religiosos, beneficentes e filantrópicos, ou seja, empresas componentes da base do Sindiberf, sindicato patronal.

O que é o termo de oposição?

Em assembleia virtual em 18 de novembro, mais de 90% da categoria aprovou negociação, conduzida pelo Sindisaúde-RS junto ao Sindiberf, que obteve aumento salarial e manutenção de direitos históricos para todos os representados do Sindisaúde-RS, independente de serem sócios da entidade ou não. Na mesma assembleia, mais de 70% dos votantes aprovaram também o pagamento de uma cota negocial para financiamento da atividade sindical que, todo ano, obtém negociações como essa. Essa cota só será paga por quem não é sócio, ou seja, por quem não contribui em nada com o trabalho sindical e, mesmo assim, é beneficiado por tudo o que o sindicato faz.

Prazo para entrega do termo

Começou em 29/11/2021 e se encerrará no dia 08/12/2021, conforme determinação legal.

Horário para entrega do termo

Entre 9h e 11h30min; e entre as 13h30min e 16h30min. Observe, portanto, que há um intervalo entre 11h30min e 13h30min em que não serão aceitos termos de oposição.

Formalidades para entrega do termo

- Firmado de próprio punho, em duas vias, em folha de ofício.

- Entregue em ato personalíssimo, ou seja, entregue pelo titular na sede do sindicato, na Rua Vicente da Fontoura, 2280.

Atenção: conforme Norma Regulamentadora (NR) 32, o sindicato informa que não receberá, dentro da sede da entidade, trabalhadores vestindo uniforme do seu local de trabalho.