Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2022 - 19% de reajuste para toda nossa base e abono: esse é o pedido da categoria!

23/03/2022 - CAMPANHA SALARIAL 2022 - 19% de reajuste para toda nossa base e abono: esse é o pedido da categoria!

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Em assembleia conjunta realizada em 17 de março na Associação dos Servidores do Hospital de Clínicas (Ashclin), os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS nos hospitais da base do sindicato em todo RS, além daqueles que atuam nas casas de saúde de Porto Alegre, aprovaram a pauta de reivindicações que irá pautar as negociações com Sindihospa e Sindiberf, entidades patronais, nesta Campanha Salarial 2022.

A categoria quer 19% de reajuste + abono pelas perdas!
POR QUE ESSE PEDIDO? 12% da inflação do período + 7% de aumento real + abono pelas perdas das negociações passadas

Ao longo das próximas semanas, o Sindisaúde-RS negociará para dezenas de milhares de representadas (os) um percentual de reajuste para os salários, que no Brasil só ocorre através dos sindicatos (Lei 8.542/92, e avanço nos direitos históricos, como quinquênio, horas-extras a 100% e adicional noturno a 50% (confira abaixo).

A assembleia definiu também uma comissão para as negociações e definição da estratégia de mobilização. Devem ser incluídos na pauta itens como a valorização da saúde física e mental dos profissionais da saúde, devido ao adoecimento constante da categoria.

ATENÇÃO! Veja informações que talvez você não tenha

- REAJUSTE SALARIAL AUTOMÁTICO NÃO EXISTE DESDE 1992
Desde o governo Collor, vigora no Brasil a livre negociação. Isso significa que o seu reajuste de todo ano só existe porque você tem um sindicato forte negociando. Do contrário, seu salário poderia ficar congelado sempre. Zero por cento, isso mesmo. Tudo isso consta da Lei 8.542/92, que você pode conferir clicando aqui.

- VOCÊ TEM MUITO MAIS DIREITOS QUE OS DA CLT!
Os principais exemplos de direitos que o Sindisaúde-RS conquistou para você são o quinquênio, que não existe na lei trabalhista, as horas-extras a 100% (pela CLT, 50%) e o adicional noturno a 50% (pela CLT, 20%). Para conhecer outros, acesse a seção "Direitos conquistados" de nosso site. E não esqueça: outras categorias profissionais sem sindicato forte não têm nada disso.

- E VOCÊ PODE PERDER TODOS ESSES DIREITOS
A ultratividade da norma é o conceito jurídico que garantia a continuidade de direitos historicamente conquistados nas negociações. Foi suspenso em 2016. Com isso, direitos históricos podem ser suspensos ou derrubados pelas gestões se o sindicato de classe não for forte.

Palavra do Sindisaúde-RS

“Trabalhamos em 2020 e 2021 para conquistar a reposição da inflação de 3,31% e 6,94%. Conseguimos manter todos os direitos garantidos pela nossa convenção coletiva com os hospitais filantrópicos e privados até 2023. E agora, finalmente, poderemos reorganizar a categoria para avançar em tudo o que nos tem sido suprimido pelas patronais ao longo desses últimos anos, em especial com a pandemia", declarou o presidente do sindicato, Julio Jesien".

Próximos passos

A pauta de reivindicações será agora entregue às entidades patronais para que seja marcada a primeira reunião. O sindicato informará permanentemente a categoria sobre o andamento das negociações através de suas redes sociais, site e da nossa Central da Campanha Salarial (veja abaixo!).

Central da Campanha Salarial 2022

Ano passado, lançamos aqui no site a Central da Campanha Salarial, onde concentramos todas as notícias sobre as negociações salariais para toda nossa base. A iniciativa foi um sucesso, transformando-se na quarta página mais acessada de nosso site! Assim, retomamos a iniciativa neste ano! A Central estará na capa de nosso site e em nosso menu.

Associe-se online!

Clique aqui se quiser participar da luta sindical. De quebra, você tem acesso a benefícios.

Sindihospa e Sindiberf

São os grandes sindicatos patronais com quem o Sindisaúde-RS mantém negociações anualmente.

Sindihospa: resumidamente, representa casas de saúde privadas de Porto Alegre, bem como o GHC e o HCPA. Isso significa que as negociações firmadas entre Sindisaúde-RS e Sindihospa contemplam os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS nos hospitais Divina Providência, Independência, Mãe de Deus, Santa Ana, Moinhos de Vento, São Lucas da PUC, Ernesto Dornelles, Blanc, Hospital de Clínicas (HCPA), bem como nos hospitais pertencentes ao GHC. Além disso, trabalhadores em clínicas (ambulatórias, odontológicas, estéticas e veterinárias), laboratórios, geriatrias, consultórios médicos e pet shops da Capital, desde que sejam empresas filiadas ao Sindihospa, estão também contemplados pelas negociações.

Sindiberf: resumidamente, representa hospitais beneficentes, religiosos e filantrópicos de todo o RS. Isso significa que as negociações firmadas entre Sindisaúde-RS e Sindiberf contemplam os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS em todos esses hospitais, desde que estejam localizados dentro da base territorial coberta pelo Sindisaúde-RS. Alguns dos hospitais: Santa Casa de POA, Beneficência, Cardiologia (POA e Viamão), Pe Jeremias (Cachoeirinha), D. João Becker (Gravataí), Hospital de Alvorada, Hospital de Camaquã, Hospital de São Lourenço do Sul. Se quiser conferir se seu hospital pertence a essa negociação, clique aqui para ver a nossa base territorial.