Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2022 - Termo aditivo da CCT Sindisaúde-RS/Sindihospa disponível!

31/08/2022 - CAMPANHA SALARIAL 2022 - Termo aditivo da CCT Sindisaúde-RS/Sindihospa disponível!

O Sindisaúde-RS informa que está disponível para consulta o termo aditivo à CCT Sindisaúde-RS/Sindihospa, com os 11,73% de reajuste (clique aqui para ter acesso ao documento). O termo aditivo à CCT já está registrado no Sistema Mediador e garante ao trabalhador representado pelo sindicato uma série de direitos superiores à CLT (clique aqui e veja um resumo), bem como o próprio reajuste salarial, dado que no Brasil vigora a livre negociação. Isso significa que, sem esta negociação, feita pela tua entidade de classe, o seu patrão teria liberdade para, por exemplo, jamais reajustar o teu salário.

Assembleia que aprovou a negociação

RESUMO: o que a Convenção Sindisaúde-RS traz para o (a) trabalhador (a)?

Manutenção de todos direitos históricos dos trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS
Esses direitos históricos de que falamos são avanços que não constam da CLT, ou constam em patamares inferiores, como as horas-extras a 100% (CLT: 50%), adicional noturno a 50% (CLT: 20%), quinquênio (não existe na CLT), além de quebra de caixa, adicional por risco de vida, direito à equiparação entre auxiliares e técnicos, dentre outros que você pode conferir resumidamente clicando aqui.

Reajuste salarial de 11,73%
O índice é referente ao INPC acumulado da data-base abril/2022, ou seja, 11,73%. O pagamento ocorrerá em duas parcelas: a primeira de 6%, na folha de pagamento da competência de setembro de 2022, aplicados sobre o salário-base da competência de abril de 2022. A segunda parcela, com a diferença restante, será paga na folha de pagamento da competência de Fevereiro/2023, com o percentual incidindo sobre o salário-base da competência de Setembro/2022, o que integralizará o índice total de 11,73% (pois a segunda parcela incidirá sobre o salário já reajustado em 6%). Os hospitais que administrativamente não conseguirem cumprir com o reajuste na folha de setembro de 2022 deverão fazê-lo no mês subsequente, efetuando o pagamento das respectivas diferenças salariais. Obs.: a proposta da patronal aprovada pela categoria em assembleia não incluiu retroatividade.

Continuidade das negociações pelas diferenças salariais dos anos anteriores
Sindisaúde-RS e Sindihospa convencionaram que, durante a vigência da CCT (até abril de 2023), continuarão discutindo as diferenças salariais que ficaram pendentes devido à falta de retroatividade da proposta aprovada. Destaca-se, porém, que o reajuste obtido evitará arrocho salarial maior, dado que recomporá o salário antes da próxima data-base.

Comitê sobre saúde mental e física do trabalhador
Criação de um comitê especifico, relacionado ao período pós-Covid, voltado à saúde mental e física do trabalhador. Será inserida na CCT a seguinte cláusula: “As partes convenentes comprometem-se a criar um comitê paritário específico para o fim de analisar dados, pesquisas e estudos sobre possíveis sequelas físicas e mentais decorrentes do trabalho realizado no período da pandemia, visando definir medidas a serem avaliadas e implementadas, mediante ajustes entre as partes convenentes, para garantir adequado atendimento de saúde aos trabalhadores”.

Quais trabalhadores (as) são contemplados (as) pela negociação com o Sindihospa?

Trabalhadores (as) representados pelo Sindisaúde-RS nos hospitais:

- Hospitais do Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

- Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

- Divina Providência

- Independência

- Mãe de Deus

- Santa AnA

- Blanc

- Moinhos de Vento

- São Lucas da PUC

- Ernesto Dornelles

- E as clínicas sediadas em Porto Alegre

Se você trabalha em outro hospital de Porto Alegre, fique atento à negociação com o Sindiberf, que continua em andamento. Clique aqui e acesse a Central da Campanha Salarial 2022!

Associe-se online!

Clique aqui se quiser participar da luta sindical. De quebra, você tem acesso a benefícios.