Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2023 - Aprovados: aumento real e abono de R$ 1000 para toda a base Sindihospa/Sindisaúde-RS

19/07/2023 - CAMPANHA SALARIAL 2023 - Aprovados: aumento real e abono de R$ 1000 para toda a base Sindihospa/Sindisaúde-RS

Campanha Salarial 2023

Consciência de classe: valoriza a luta que garantiu reajuste e abono de R$ 1000 te sindicalizando!

Saiba se essa negociação vale para você ;)
As informações abaixo dizem respeito à Convenção Coletiva de Trabalho Sindisaúde-RS/Sindihospa, que legalmente define o índice de reajuste salarial anual e a existência de uma série de direitos acima da CLT, como horas-extras a 100%, adicional noturno a 50% e quinquênio.
O Sindihospa é o sindicato que representa patrões de hospitais privados e empresas de saúde privadas de POA capital, além do GHC e do HCPA. Ou seja, se você trabalha em um desses locais, essa negociação vale para você! E o patrão é obrigado a cumprir com ela!
O outro grande sindicato patronal com quem negociamos anualmente é o Sindiberf, que representa hospitais filantrópicos. Tal negociação ainda não foi fechada, então ela pode ser pior, igual ou melhor à fechada com o Sindihospa. Confira informações sobre ela na Central da Campanha Salarial (clique aqui)
Direitos históricos: clique aqui para um resumo.
Quer entender mais sobre as nossas negociações anuais? Clique aqui!

Mais de 3 mil pessoas aprovam trabalho sindical!

Texto: Stéfano Mariotto de Moura
Fotos: Júlio Câmara

Na maior votação que tivemos nessa última década, mais de 3 mil trabalhadoras (es) da base do Sindisaúde-RS aprovaram, com 85% dos votos, a negociação obtida junto ao Sindihospa, sindicato dos patrões das empresas de saúde e hospitais privados de POA capital, além do GHC e do HCPA. Com isso, a folha de julho (paga em agosto) de trabalhadoras (es) da base do Sindisaúde-RS nos hospitais e empresas que compõem a base do Sindihospa virá com salários reajustados, com retroatividade à data-base (1º de abril) em 4,5 % (INPC do período + 0,14% de aumento real) e um abono, em parcela única, no valor de R$ 1000. O abono compõe parte de uma tentativa do Sindisaúde-RS de recuperar reajustes sem retroatividade das negociações dos últimos anos, que estiveram marcadas pela pandemia.

A assembleia que apresentou a contraproposta patronal foi transmitida ao vivo em nosso canal do Youtube: clica aqui, inscreva-se no canal e assista! E a votação foi realizada por formulário online para abarcar a maior quantidade possível de opiniões da categoria, indo desde após o fim da assembleia até as 12h de hoje (19/07). Identificamos alguns poucos votos em duplicidade no formulário online, ou ainda de trabalhadores não pertencentes a base do Sindisaúde-RS. O resultado que divulgamos já os considera nulos.

Resultado final (arte de Ingrid Trojahn sobre dados do Google Forms)

Hospitais com maior participação na votação

Votos arredondados

1º) HCPA (30% dos votos)

2º) Conceição - GHC (26% dos votos)

3º) São Lucas PUC (10% dos votos)

4º) Cristo Redentor - GHC (7% dos votos)

5º) Criança Conceição - GHC (6% dos votos)

6º) Fêmina - GHC (5% dos votos)

7º) Ernesto Dornelles (4% dos votos)

8º) Moinhos de Vento (3% dos votos)

9º) Mãe de Deus (2% dos votos)

10º) Clínicas ou casas de saúde em POA (1% dos votos)

11º) Demais locais de trabalho (6% dos votos)

Assembleia esteve lotada na Ashclin. Da esquerda para a direita na bancada, a advogada Raquel Paese (Paese, Ferreira); a diretora Maria Luiza; e o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, que dirigiu a assembleia

Palavra do Sindisaúde-RS

"Não é a negociação dos sonhos porque nossa pauta inicial está cada vez exigindo mais dos patrões. Porém, nesses últimos anos, especialmente em razão da pandemia, é a primeira vez que garantimos aumento real com retroatividade à data-base de abril. Em 2018, conseguimos aumento real, mas que foi pago somente em agosto daquele ano. Além disso, o abono é importante como forma de compensar reajustes sem retroatividade dos anos anteriores, e é um alento para uma grande parte de nossa base que recebe salários menores que R$ 2 mil. Sabemos que é um árduo trabalho avançarmos nas demais reivindicações que constaram da pauta inicial da categoria, como o Vale-Alimentação ou a jornada de 30 horas para toda a base de hospitais e empresas do Sindihospa. O Vale, por exemplo, que conquistamos por Acordo Coletivo em alguns hospitais e empresas, como GHC, HCPA, Unimed's, Grupo Fleury, é algo que queremos ver acontecer ao longo de nossa atual gestão", declarou o presidente Julio Jesien, que tocou as negociações junto a demais membros da diretoria do sindicato.

Presidente Julio Jesien dirigiu a assembleia, que teve boa participação da categoria

Diretor Arlindo Ritter, que participou de várias mesas de negociação

Diretor Valmor Guedes, também muito ativo ao longo das negociações

Resumo: o que a Convenção Sindisaúde-RS/Sindihospa traz para você?

Lembre-se: a negociação vale para empregadas (os) de empresas de saúde e hospitais privados de POA capital, além do GHC e do HCPA.

Manutenção de todos direitos históricos dos trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS
Esses direitos históricos de que falamos são avanços que não constam da CLT, ou constam em patamares inferiores, como as horas-extras a 100% (CLT: 50%), adicional noturno a 50% (CLT: 20%), quinquênio (não existe na CLT), além de quebra de caixa, adicional por risco de vida, direito à equiparação entre auxiliares e técnicos, dentre outros que você pode conferir resumidamente clicando aqui.

Reajuste salarial de 4,5% (com aumento real)
O índice é referente ao INPC acumulado da data-base abril/2023, ou seja, 4,36%, somados a 0,14% de aumento real (ou seja, o seu salário aumentando em relação à inflação), totalizando 4,5%. E pela primeira vez em anos, o reajuste com aumento real será pago com retroatividade à data-base (abril de 2023). O pagamento ocorrerá na folha de julho (paga em agosto). Caso os hospitais públicos da base Sindihospa (GHC e HCPA) não consigam cumprir, administrativamente, com o repasse nesta folha, poderão fazê-lo na folha de agosto (paga em setembro), com as respectivas diferenças salariais. No caso do piso da enfermagem, quando este começar a ser pago, caso o reajuste dele seja maior que o reajuste de 4,5% obtido nesta negociação com o Sindihospa, valerá apenas o reajuste do piso, e não ambos.

Abono de R$ 1000
Também pela primeira vez nos últimos anos, o sindicato obteve, com o apoio da mesa de mediação do TRT-4, um abono de R$ 1000 a ser pago para todas (os) nossas (os) representadas (os) que atuam nos hospitais e empresas da base do Sindihospa com contrato vigente em 31 de março de 2023 (data de corte definida no documento final da Convenção). Ou seja, se você é representada (o) por nós, seja do setor que for, e tinha contrato vigente na data, receberá esse abono. O direito tem de ser pago na folha de setembro (referente a agosto) para empregadas (os) que recebem até R$ 2.100,00.
ERRATA: até 31/08/2023, constou aqui em nosso site a informação incorreta de que o pagamento para quem recebe salário acima de R$ 2100 seria "em duas parcelas, sendo uma na folha de setembro (referente a agosto) e outra na folha de outubro (referente a setembro)". Na verdade, o pagamento para estas (es) trabalhadoras (es) será feito nas folhas de outubro (referente a setembro) e de novembro (referente a outubro). Pedimos desculpas pelo erro.

Continuidade das negociações pelas diferenças salariais dos anos anteriores
Sindisaúde-RS e Sindihospa convencionaram que, durante a vigência da CCT (até abril de 2024), continuarão discutindo as diferenças salariais que ficaram pendentes de anos anteriores, dado que o abono de R$ 1000 não contempla todas as perdas.

Trabalhadoras (es) contempladas (os)

A negociação contempla trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS (clique aqui para entender quem representamos) nos hospitais:

- Divina Providência

- Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

- Independência

- Mãe de Deus

- Santa Ana

- Blanc

- Moinhos de Vento

- São Lucas da PUC

- Ernesto Dornelles

- Hospitais do Grupo Hospitalar Conceição

- E as empresas de saúde privadas sediadas em Porto Alegre (clínicas, ambulatórias, odontológicas, estéticas e veterinárias, geriatrias, consultórios médicos e pet shops)

Trabalhadoras (es) de outros hospitais

Se você atua em outro hospital de Porto Alegre, provavelmente está representado na negociação em andamento com o Sindiberf (veja a Central da Campanha para mais informações).

Piso da enfermagem é outra conversa

O piso da enfermagem não tem a ver com esta negociação Sindisaúde-RS/Sindihospa de 2023. O Sindisaúde-RS já notificou os hospitais privados que não atendem 60% SUS em nossa base para que iniciem negociações acerca do direito, conforme ficou determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Se as negociações não avançarem, o piso tem de ser pago, nesses locais que não atendem pelo menos 60% SUS, em 60 dias após 12 de julho de 2023, conforme também ficou determinado pelo STF. Se você tem outras questões acerca do piso, ou se trabalha em outros locais, clique aqui e acesse nosso tira-dúvidas atualizado!

Central da Campanha Salarial

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sindisaúde-RS mantém a Central da Campanha Salarial na capa aqui de nosso site, espaço onde ficaram concentradas informações sobre todas as negociações do ano. Em 2022, foi a terceira página mais acessada de nosso site.

Site no celular

Site no computador

Iniciativa deixou mais fácil a comunicação sobre os atos da Campanha

Informações que talvez você não tenha
Reajuste salarial automático não existe no Brasil!
Desde o governo Collor, vigora no Brasil a livre negociação. Isso significa que o seu reajuste de todo ano só existe porque você tem um sindicato forte negociando. Do contrário, seu salário poderia ficar congelado sempre. Zero por cento, isso mesmo.
Devido à negociação sindical, você tem muito mais direitos que os da CLT
Os principais exemplos de direitos que o Sindisaúde-RS conquistou para você são o quinquênio, que não existe na lei trabalhista, as horas-extras a 100% (pela CLT, 50%) e o adicional noturno a 50% (pela CLT, 20%). Para conhecer outros, acesse a seção "Direitos conquistados" de nosso site. E não esqueça: outras categorias profissionais sem sindicato forte não têm nada disso.
Você pode perder esses direitos devido à suspensão da ultratividade da norma
A ultratividade da norma é o conceito jurídico que garantia a continuidade de direitos historicamente conquistados nas negociações. Foi suspenso em 2016. Com isso, direitos históricos podem ser suspensos ou derrubados pelas gestões se o sindicato de classe não for forte.

Cota negocial aprovada. Sócios não pagam. Prazo para oposição abre em 24 de julho e vai até 4 de agosto

A cota negocial será paga apenas por não sócias (os) do sindicato, no valor de 1 (um) dia de trabalho do salário-base. A cota negocial é uma forma que o sindicato encontra para que também as pessoas que não financiam o trabalho sindical através da mensalidade social contribuam com o trabalho de negociação coletiva, já que ele beneficia toda a categoria. Está amparada em TAC firmado junto ao Ministério Público do Trabalho e, mais recentemente, o STF ja formou maioria na ARE 1018459, que permite o desconto da cota negocial aprovada em assembleia da categoria.

Atenção: quem se associar até a assinatura da proposta aprovada hoje
TAMBÉM NÃO PAGARÁ COTA NEGOCIAL!

Termo de oposição

Mesmo assim, o sindicato disponibiliza prazo para termo de oposição, que pode ser entregue por qualquer um que, mesmo beneficiado, tenha seus motivos para não querer contribuir com o coletivo. Assim, em 2023 o prazo para entrega de termo de oposição será aberto em 24 de julho e irá até 4 de agosto (inclusive).

Orientações para entrega do termo

Será garantido o direito de manifestação contrária do trabalhador em relação à cota negocial autorizada em assembleia, desde que realizada de forma individual, pessoal e com termo redigido de próprio punho pelo trabalhador, que deve ser entregue pessoalmente na sede do Sindisaúde-RS (Rua Vicente da Fontoura, 2280). A cópia, carimbada pela entidade sindical, deve ser entregue ao RH da empresa.

As formalidades são as que seguem. Lembre-se: atuais sócios, bem como novos sócios até a data da assinatura da proposta, não pagarão cota.

Valor da cota

Um (1) dia do teu salário-base. Esse valor é pago somente uma vez.

Prazo para entrega do termo

Começará em 24/07/2023 e se encerrará no dia 04/08/2023 (inclusive).

Horário para entrega do termo

Entre 9h e 11h30min; e entre as 13h30min e 16h30min. Observe, portanto, que há um intervalo entre 11h30min e 13h30min em que não serão aceitos termos de oposição.

Formalidades para entrega do termo

Atenção: as regras que seguem foram instituídas para evitar que empregadores influenciem trabalhadores a entregar o termo e enfraquecer a entidade sindical.

- A entrega do termo de oposição, redigido de próprio punho pelo trabalhador, em duas vias, em folha de ofício, deve ser realizada de forma individual e pessoal na sede do Sindisaúde-RS (Rua Vicente da Fontoura, 2280). A cópia carimbada pela entidade sindical deve ser entregue ao RH da empresa.

- Entregue em ato personalíssimo, ou seja, entregue pelo titular na sede do sindicato, na Rua Vicente da Fontoura, 2280.

Atenção
O sindicato solicita à categoria que observe a NR 32 no que diz respeito ao uso de uniforme fora do seu local de trabalho.
Viu como o Sindisaúde-RS impacta na tua vida?
Então te conscientiza: valoriza a luta pelo coletivo te sindicalizando!