Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2023 - Confira informações da 1ª reunião de negociação com o Sindihospa

18/04/2023 - CAMPANHA SALARIAL 2023 - Confira informações da 1ª reunião de negociação com o Sindihospa

Júlio Câmara - Comunicação

Campanha Salarial 2023

A primeira reunião entre o Sindisaúde-RS e o Sindicato dos Hospitais e Clinicas de Porto Alegre (Sindihospa) sobre a Convenção Coletiva de Trabalho ocorreu na tarde de hoje. Sendo este o primeiro encontro, foram definidas metodologias para o trabalho da mesa de negociação, o que incluiu o combinado de reuniões semanais com o compromisso de buscar um acordo até o final de maio.

Para a próxima reunião, ficou combinado que o Sindihospa trará retorno sobre as reivindicações. Também foi cobrado pelo Sindisaúde-RS que o sindicato patronal apresente suas propostas de mudanças para a negociação coletiva.

Presidente Julio Jesien se manifestando na reunião de hoje. Raquel Paese e Pedro Jacobi, do escritório Paese, Ferreira Advogados, representaram o jurídico

Preocupação com a retroatividade

Como um dos pontos de partida do diálogo, Valmor Guedes, diretor do Sindisaúde-RS, destacou a necessidade de que, independentemente do tempo que dure a negociação, qualquer reajuste seja retroativo à data-base. Ou seja, que as (os) trabalhadoras (es) recebam o equivalente ao reajuste a partir da data do início e não do final da negociação.

Desafio contra o assédio moral

O presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, propôs um desafio contra o assédio moral: a realização de uma reunião geral conjunta, com estímulo à participação de trabalhadoras (es) da base e o compromisso do SINDIHOSPA para incentivar e viabilizar as condições para que o maior número de profissionais participe.

Esta proposta é uma iniciativa importante para conscientizar e envolver os trabalhadores na luta contra esse tipo de violência no ambiente de trabalho. A participação das (os) trabalhadoras (es) é fundamental para que se possa identificar e combater o assédio moral, bem como para garantir um ambiente de trabalho saudável e livre de abusos.

O SINDIHOSPA aceitou o desafio e a organização da iniciativa deve ser discutida nas próximas semanas.

Pelo que lutamos esse ano?

A pauta defendida pelo Sindisaúde-RS foi construída pela categoria através de consulta online e em assembleia geral. Em 10 de março, o sindicato divulgou a pauta final.

Reivindicações das (os) trabalhadoras (es) para 2023
Atenção: os itens abaixo são alguns daqueles pelos quais vamos lutar. Ou seja, para conquistarmos, precisamos da tua presença nos atos, assembleias e movimentos em geral!
- Vale-Alimentação no valor de uma cesta básica calculada pelo Dieese para toda a categoria
- Aumento real de 5% nos salários (ou seja, além do percentual de inflação)
- Jornada de 30h para toda a categoria sem redução salarial

Essa negociação representa quem?

A Convenção Coletiva de Trabalho impacta todas (os) trabalhadoras (es) representadas (os) pelo Sindisaúde-RS que atuam dentro das casas de saúde que compõem a base do sindicato patronal Sindihospa. No caso, funcionárias (os) de casas de saúde e dos hospitais privados de Porto Alegre, além do Grupo Hospitalar Conceição e do Hospital de Clínicas.

Conheça pauta final de reivindicação do Sindisaúde-RS

Clique aqui e acesse o documento com todos os pedidos que irão compor a nossa pauta de reivindicações a essas duas patronais em 2023.

Resumo dos itens da pauta final

1. REAJUSTE SALARIAL - INPC
  23. TRABALHADORES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
  24. DELEGADOS SINDICAIS