Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2023 - Conheça reivindicações que vão além do reajuste e do Vale para todos!

22/05/2023 - CAMPANHA SALARIAL 2023 - Conheça reivindicações que vão além do reajuste e do Vale para todos!

Colega trabalhador (a) da saúde, se você acompanha nosso trabalho, sabe que todo ano o Sindisaúde-RS abre negociações coletivas com os patrões para obter avanços como reajuste salarial e ampliação de direitos historicamente conquistados. Em 2023, por exemplo, além de nosso pedido de 5% de aumento real nos salários (além da reposição da inflação), também estamos lutando por novas cláusulas sociais, como Vale-Alimentação para todos hospitais das bases das patronais Sindihospa e Sindiberf, com as quais temos nossas duas maiores negociações coletivas. Isso afora as negociações coletivas por nossas (os) representadas (os) em empresas como Unimed POA, Federação e Encosta; FMSC; Grupo Fleuy.

Mas você sabia que, além desses grandes pedidos da categoria, o Sindisaúde-RS também negocia por outras reivindicações?
Conheça algumas dessas mais abaixo!

- Ao fim da matéria, você ainda pode acessar a pauta integral de reivindicações de 2023.

- Ah, e se você não tem ideia do que são as negociações coletivas, ou de quais hospitais e empresas estão nas bases das patronais Sindihospa e Sindiberf, clica aqui para entender!

- Você sabia que a luta da categoria junto com o Sindisaúde-RS conquistou para todo mundo uma série de direitos que estão acima da CLT, ou que sequer constam da lei trabalhista? Se não os conhece, clica aqui!

Conheça mais reivindicações da categoria!

Adicional noturno após as 5h da manhã

O Sindisaúde-RS, através de várias ações judiciais, obteve o reconhecimento de que as horas de prorrogação dos plantões noturnos (após as 5h da manhã) devem ser pagas com o adicional noturno.
Agora, a reivindicação é para que esse direito seja garantido na Convenção Coletiva, a fim de valer para todos!

Ainda sobre o trabalho noturno: mais duas folgas

Estamos reivindicando também que profissionais que trabalham em plantões noturnos tenham direito a, pelo menos, duas folgas mensais, sem mudar o tratamento dado aos feriados.

Atestado para psicoterapia

Sabemos que jornadas exaustivas impactam a nossa saúde mental. Propomos que atestados psicológicos sejam aceitos como faltas justificadas, com um limite de 1 por semana.
A psicoterapia é fundamental para nosso bem-estar, e uma frequência comum é de uma vez por semana. Vamos cuidar da mente daqueles que cuidam de todos!

Atestado para fisioterapia

Valorizamos a recuperação e o cuidado físico de quem trabalha na saúde.  Defendemos que atestados de fisioterapia sirvam para justificar faltas, limitados a 1 por semana. A fisioterapia é crucial no tratamento de sequelas da Covid-19, bem como na recuperação de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e outras doenças ocupacionais!

Trabalhadores portadores de necessidades especiais

O Sindisaúde-RS defende o acolhimento e acompanhamento efetivo de pessoas com necessidades especiais no trabalho. Cobramos acessibilidade adequada no ambiente de trabalho. É urgente a conscientização, especialmente as chefias, sobre as condições dos colegas com necessidades especiais.

Controle da Jornada com Relatórios de Horas Extras

O Sindisaúde-RS defende o controle adequado da jornada de trabalho, garantindo transparência e segurança para os profissionais da saúde. Uma das reivindicações é a disponibilização automática de um relatório mensal detalhado das horas extras realizadas, incluindo informações sobre pagamento e compensação no banco de horas.

Local Digno para Descanso

O Sindisaúde-RS defende a garantia de um local adequado para o descanso dos trabalhadores da saúde durante os intervalos intrajornadas. Atualmente, muitos profissionais enfrentam condições precárias de descanso, como cadeiras, bancos e até mesmo o chão. Vamos lutar por espaços dignos que promovam o bem-estar e a recuperação necessária para enfrentar os desafios diários.

Proteção contra Demissões Infundadas e Coletivas

Para o Sindisaúde-RS, a proteção contra demissões injustificadas é uma preocupação central. Buscamos medidas efetivas para impedir demissões com base em motivos discriminatórios e garantir que toda rescisão contratual seja devidamente fundamentada. Além disso, propomos negociações coletivas prévias em casos de demissões em massa, visando preservar os direitos dos trabalhadores da saúde.

Pauta integral de reinvindicações 2023

Clique aqui!

ATENÇÃO!
Não esqueça que tudo o que descrevemos acima são, ainda, somente reivindicações
Qualquer uma delas só irá virar realidade através da tua luta, seja nos atos ou em paralisações, caso necessárias.