Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2023 – Ou você luta conosco, ou retrocedemos: Sindihospa quer acabar com direitos históricos! Confira documento

23/05/2023 - CAMPANHA SALARIAL 2023 – Ou você luta conosco, ou retrocedemos: Sindihospa quer acabar com direitos históricos! Confira documento

Primeiro, um resumo para você!
As informações abaixo atingem grande parte da base do Sindisaúde-RS. Tratam da Convenção Coletiva de Trabalho que negociamos anualmente com o sindicato patronal Sindihospa, que é representante das casas de saúde e dos hospitais privados de POA, mais GHC e HCPA. Se você não atua em nenhum desses locais de trabalho, clique aqui para conferir se algum Acordo Coletivo te representa.
É por causa dessa negociação que você, que atua em um desses hospitais ou empresas, tem reajuste salarial todo ano e uma série de direitos que conquistamos na luta e que estão acima da CLT, como adicional noturno a 50%, horas-extras a 100% e quinquênio.
Direitos conquistados: clique aqui para um resumo.
Quer entender mais sobre essas negociações? Clique aqui!

Agora, sim: Campanha Salarial 2023 (base Sindihospa)

Na reunião realizada hoje (23), a patronal Sindihospa apresentou uma pauta de reivindicações para explodir com os direitos históricos da categoria! E você sabia que eles podem (tentar) fazer isso, devido à ultratividade da norma? E sabe o que precisa para isso acontecer? Apenas você seguir conformada (o) no seu local de trabalho, achando que nossos patrões são bonzinhos!

“Esperamos que a divulgação dessa informação gere a necessária indignação na categoria para fazermos dessa Campanha Salarial um marco de retomada da grande luta da saúde”, comentou o presidente Julio Jesien, que encerrou imediatamente a reunião de hoje após a apresentação da pauta patronal.

Quais são os "direitos históricos" da categoria representada pelo Sindisaúde-RS?
As negociações coletivas do Sindisaúde-RS te garantem uma série de direitos acima da CLT, ou que sequer constam da lei. Alguns dos principais são:
- Reajuste salarial
- Adicional de horas-extras a 100% (pela CLT, seriam só 50%)
- Adicional noturno a 50% (pela CLT, seriam só 20%)
- Quinquênio (não existe na CLT!)
- Entre vários outros. Veja um resumo clicando aqui!

Entenda o que a patronal Sindihospa quer fazer com os direitos históricos!
- Diminuir o teu adicional noturno, hoje a 50% devido à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), a 20%, igualando-o ao patamar original da CLT.
- Mexer no teu quinquênio, direito que só existe devido à Convenção, colocando um teto e ainda obrigando a que sejam 5 anos sem interrupção.
- Reduzir o adicional de domingos e feriados dos atuais 100% para 50%!
- Suprimir a folga mensal de quem faz 12x36h
- Os teus patrões ainda querem mexer (para pior) no teu banco de horas, na jornada 12x36h, nas homologações, no retorno de benefício, em licenças e atestados...

Abaixo, veja em destaque alguns dos teus principais direitos nos quais a patronal quer mexer!