Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2023 - Recomeça a luta! Em 9 de março, participe da 1ª assembleia para as negociações com Sindihospa e Sindiberf

03/03/2023 - CAMPANHA SALARIAL 2023 - Recomeça a luta! Em 9 de março, participe da 1ª assembleia para as negociações com Sindihospa e Sindiberf

Primeiro, um resumo para você!
Essa assembleia de que vamos tratar abaixo é que a atinge a enorme maioria da base do Sindisaúde-RS. Será uma assembleia para tratar das nossas duas maiores negociações coletivas anuais, que são as Convenções Coletivas de Trabalho que tratamos com o sindicato patronal Sindihospa (representante das casas de saúde e dos hospitais privados de POA, mais GHC e HCPA); e a que realizamos com o sindicato patronal Sindiberf (representante dos hospitais beneficentes, religiosos e filantrópicos na nossa base territorial).  Se você não atua em nenhum desses locais de trabalho, clique aqui para conferir se algum Acordo Coletivo te representa.
É por causa dessas duas negociações que você, que atua em um desses hospitais ou empresas, tem reajuste salarial todo ano e uma série de direitos que conquistamos na luta e que estão acima da CLT, como adicional noturno a 50%, horas-extras a 100% e quinquênio.
Direitos conquistados: clique aqui para um resumo.
Quer entender mais sobre essas negociações? Clique aqui!

Participe desde agora!
Clique aqui e acesse o formulário onde você poderá tomar conhecimento e avaliar a pauta construída pela direção e delegados sindicais do Sindisaúde-RS. Além disso, você poderá dar sugestões para a assembleia de 9 de março!
E depois, participe da assembleia! Informações mais abaixo
É nela que será efetivamente construída a pauta de reivindicações da luta desse ano!

E mais: dia 7, tem live sobre o início da Campanha com a nossa diretoria!

O presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, e demais membros da diretoria do sindicato estarão disponíveis para interagir com você a partir das 20h da próxima terça-feira, dia 7, na página do Sindisaúde-RS no Facebook. Participe!

Agora sim, vamos à assembleia: Campanha Salarial 2023

O edital de convocatória dessa 1ª assembleia foi publicado no Correio do Povo de 25 de fevereiro. É nela que você, que integra uma das bases citadas acima, irá definir qual será o pedido de reajuste salarial pelo qual vamos lutar esse ano, bem como sugerir possíveis novos direitos pelos quais podemos lutar na negociação desse ano!

Informações gerais

9 de março de 2023 (quinta-feira),

13h30min em 1ª chamada e 14h em 2ª e última chamada.

Sede social da Aserghc (Rua Marcopolo, 93)

Pauta

a) Interesse da categoria em revisar totalmente, parcialmente e/ou fixar normas coletivas de trabalho no corrente ano, através de convenções coletivas de trabalho ou mesmo de solução judicial.
b)  Discussão e deliberação da pauta de reivindicações a ser encaminhada às patronais.
c)  Definição dos integrantes da comissão de negociação coletiva de trabalho.
d) Concessão de poderes à diretoria da entidade para realizar tratativas negociais com vistas à realização de acordos e/ou convenções coletivas de trabalho ou mesmo de solução judicial.
e) Deliberação acerca da conveniência ou não de fixação de Taxa Negocial  em favor da entidade e a definição do valor, garantindo-se o direito de oposição em prazo e forma fixado na assembleia.
f) Estratégias da Campanha Salarial.
g) Assuntos gerais.

Votação da pauta

Haverá transmissão simultânea pela página https://www.facebook.com/sindisauders e votação integralmente em formulário eletrônico, que será publicado no site www.sindisaude.org.br.

Central da Campanha Salarial

Já está no ar na capa do nosso site! Clicando na imagem da Central, você sempre poderá ter as notícias mais atualizadas sobre todas nossas negociações de 2023, sejam as Convenções Coletivas Sindihospa e Sindiberf ou os Acordos Coletivos.

Localização da Central da Campanha Salarial no site do Sindisaúde-RS
Site no celular Site no computador

Lutar para conquistar!
Direção do Sindisaúde-RS
Os últimos anos foram terríveis para todos. Porém, para a classe trabalhadora, sempre é mais difícil. Ainda assim, diante de uma conjuntura de crise mundial, tanto na saúde quanto na economia, a direção do Sindisaúde-RS foi à luta e garantiu, com protestos e movimentos em frente aos principais hospitais da capital,  a reposição das perdas inflacionárias ao longo de todos os anos pós pandemia (3,31% em 2020; 6,94% em 2021 e 11,73% em 2022).

Com o controle da pandemia, chegou o momento definitivo de exigirmos o reconhecimento e valorização da classe trabalhadora da saúde. Esta foi a linha de frente no combate à Covid-19, dando o máximo de sua força de trabalho no atendimento à população . E, por isso, é possivelmente a categoria que mais mereça reconhecimento nesse país!

A nossa data-base, 1º de abril,  é o período  para renovação das nossas principais negociações. São elas as Convenções Coletivas de Trabalho com o Sindihospa (entidade patronal dos hospitais privados, GHC e HCPA) e com o Sindiberf (entidade patronal dos hospitais filantrópicos). Todo ano, realizamos essas negociações, sem as quais você não teria sequer a reposição da inflação no seu salário, muito menos os direitos historicamente conquistados pela luta da categoria e do Sindisaúde-RS, ou seja, as cláusulas sociais. Alguns exemplos destas são o quinquênio, que não existe na CLT, o adicional noturno a 50% (pela CLT, seriam apenas 20%) e as horas-extras a 100% (pela CLT, seriam só 50%).

O índice da inflação acumulada em 1º de abril de 2023 não deverá ser muito diferente do acumulado em janeiro de 2023, que foi de 5,71%. Por isso, temos que buscar, na luta, a garantia de aumento real e uma bonificação por conta dos parcelamentos que ocorreram nas negociações anteriores.
VAI TER LUTA EM 2023: TODOS (AS) À ASSEMBLEIA GERAL