Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2023 - Trabalho noturno, saúde do trabalhador e inclusão de portadores de necessidades especiais em discussão com Sindihospa

17/05/2023 - CAMPANHA SALARIAL 2023 - Trabalho noturno, saúde do trabalhador e inclusão de portadores de necessidades especiais em discussão com Sindihospa

Júlio Câmara - Comunicação

Campanha Salarial 2023

Ontem (16), ocorreu mais uma rodada de negociação entre o Sindisaúde-RS e o Sindihospa, com o objetivo de estabelecer a nova Convenção Coletiva de Trabalho. Confira abaixo os encaminhamentos. A próxima reunião de negociação está agendada para a próxima terça-feira (23) e você pode seguir acompanhando pelo site e pelas redes sociais do Sindisaúde-RS!

Reunião aconteceu na sede do Sindisaúde-RS

Para começar, uma breve explicação

A mesa de negociação é um espaço de diálogo e negociação entre representantes dos trabalhadores e dos empregadores, com o objetivo de estabelecer acordos que regulamentem as relações de trabalho. Nesse contexto, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é um instrumento que reúne os direitos e as condições de trabalho acordados entre as partes envolvidas, proporcionando proteção e benefícios aos trabalhadores. No caso específico dessa notícia, o Sindisaúde-RS defende os interesses e direitos da categoria que atua nos hospitais e empresas da base do sindicato patronal Sindihospa. Este, representa as casas de saúde e hospitais privados de Porto Alegre, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

A pauta dessa negociação é a mesma que é defendida junto ao outro grande sindicato patronal, o Sindiberf, que representa os hospitais beneficentes, religiosos e filantrópicos em nossa região. No caso do SIndiberf, o Sindisaúde-RS busca a abertura de negociação junto ao Judiciário, porque a patronal não está aceitando se reunir com o Sindisaúde-RS.

Através de consultas online e de uma assembleia realizada em março, a pauta de reivindicações para ambas as negociações foi construída coletivamente, refletindo as necessidades e anseios dos trabalhadores da área da saúde (clique aqui e veja a pauta completa de reivindicações).

E, na semana passada, publicamos informações sobre a última reunião, na qual foi discutido o fornecimento de relatório de horas extras, local de descanso e proteção contra demissões.

Atenção!
Na continuidade do texto, vamos explicar as reivindicações dos trabalhadores, o que não significa que serão necessariamente incluídas na nova Convenção.
Para que isso aconteça, é necessária a tua LUTA junto ao Sindisaúde-RS!

Sobre o trabalho noturno

O Sindisaúde-RS, através de várias ações judiciais em favor da categoria, obteve o reconhecimento de que as horas de prorrogação dos plantões noturnos (após as 5h da manhã) devem ser pagas com o adicional noturno. Agora, a reivindicação é para que esse direito seja garantido na Convenção Coletiva, a fim de valer para todos!  Além disso, é solicitado que os empregados que trabalham em plantões noturnos tenham direito a, no mínimo, duas folgas mensais, mantendo-se o tratamento dado aos feriados.

Atestados para psicoterapia e fisioterapia

O Sindisaúde-RS propõe que, para configuração de faltas justificadas, sejam aceitos atestados psicológicos (em número de 1 por semana) e comprovantes de atendimento de fisioterapia (idem).

É notório que os trabalhadores da saúde enfrentam desafios relacionados à saúde mental, devido à pressão, jornadas exaustivas e responsabilidades intensas. A frequência mais comum para um acompanhamento psicoterapêutico é de uma vez por semana, e a fisioterapia desempenha um papel fundamental no tratamento de sequelas da Covid-19 e na recuperação de trabalhadores com Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e outras doenças ocupacionais.

Trabalhadores portadores de necessidades especiais

O Sindisaúde-RS defende que os empregadores promovam o acolhimento e acompanhamento efetivo das pessoas portadoras de necessidades especiais, por meio de políticas afirmativas, medidas apropriadas, incentivos e outras ações. Além disso, é crucial assegurar que adaptações sejam feitas no ambiente de trabalho, garantindo acessibilidade adequada. Atualmente, faltam iniciativas de conscientização e esclarecimento para o conjunto dos profissionais, especialmente as chefias, a fim de que compreendam a condição de colegas portadores de necessidades especiais.

Sindisaúde-RS cobra que Sindihospa encaminhe a sua pauta

Durante a reunião, uma das demandas foi a solicitação do Sindisaúde-RS para que o sindicato patronal apresentasse detalhadamente os itens da sua própria pauta. Embora o Sindihospa tenha enviado os assuntos a serem discutidos (totalizando 12), não foram apresentadas propostas de alterações específicas, o que já estava pendente desde a reunião anterior. Essa falta de envio das propostas compromete o andamento das negociações e vai contra o acordo estabelecido anteriormente.

De acordo com o Sindihospa, a justificativa para a falta de detalhamento foi a dificuldade de agendamento de reuniões. No entanto, o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, reforçou a importância do respeito aos acordos e combinados previamente estabelecidos, bem como a necessidade de concluir as negociações até o final de maio, conforme acordado na primeira reunião da mesa de negociação.