Mais um encaminhamento dado pela pressão organizada dos trabalhadores da saúde. Em Canoas, nossos colegas do Hospital Nossa Senhora das Graças convocaram o sindicato no fim de 2020 devido ao não pagamento do 13º, além de problemas com férias e FGTS. Após dois encontros entre trabalhadores e sindicato nos últimos dias de dezembro, o 13º foi pago ontem (quinta, 07). Mesmo assim, na assembleia realizada hoje pela manhã, trabalhadores e sindicalistas definiram a montagem de uma comissão de trabalhadores para dar encaminhamento aos problemas com férias, FGTS e demais denúncias.
Comissão de trabalhadoras formada e aprovada pela assembleia
“Há uma nova gestão chegando. Temos que dar um voto de confiança, mas sem fechar os olhos para os problemas. Por isso, a partir de agora o Sindisaúde-RS só se reunirá com a gestão com a presença dessa comissão montada hoje”, explicou o diretor Julio Appel. Além dele, estiveram em Canoas a presidenta em exercício, Claudete Miranda, e os diretores Arlindo Ritter, Júlio Duarte, Estela Mar, Carlos Alexandre Silveira e João Gonçalves – este, trabalhador do hospital.
Multas
O sindicato buscará negociar com a gestão o pagamento da multa por atraso do 13º, que é prevista na Convenção Coletiva de Trabalho. A ideia é evitar o ajuizamento da questão.
FGTS
O Sindisaúde-RS já move ação na Justiça cobrando o pagamento correto do FGTS para os trabalhadores do Gracinha.