Home > Notícias > Canoas: com empréstimos confirmados, próximos salários não devem atrasar

17/02/2017 - Canoas: com empréstimos confirmados, próximos salários não devem atrasar

Duas grandes notícias foram dadas hoje (17) ao diretor de Assuntos do Interior do Sindisaúde-RS, Júlio Duarte, e à comissão de funcionários do Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e Saúde Pública (GAMP). O grupo, que administra o Hospital Universitário (HU) e o Hospital de Pronto Socorro (HPSC) de Canoas, recebeu a confirmação de empréstimos mensais junto à rede bancária, com o Estado como garantidor das operações. "Nós prestamos ao GAMP orientação sobre os procedimentos a serem tomados para que pudessem regularizar sua situação bancária, o que permitiu a concessão dos empréstimos", explicou ao Sindisaúde-RS a Secretária Municipal de Saúde, Rosa Groenwald, em conversa por telefone.

Assim, em todo final do mês, o GAMP terá dinheiro em caixa para cumprir com suas obrigações trabalhistas, não restando assim mais desculpas aos gestores para não pagar seus empregados. É o mesmo procedimento que acontecia com o gestor anterior, o Grupo Mãe de Deus, e que vinha sendo usado como argumento dos diretores do GAMP nas reuniões com o sindicato e trabalhadores. Segundo a gestão, as receitas entravam todo mês depois da data de pagamento da folha; isso fazia os salários serem pagos com atraso. Agora, no entanto, as verbas de empréstimo estão garantidas ao GAMP todo final de mês.

Ao centro, a Secretária Municipal, Rosa Groenwald. À direita dela na foto, o diretor de Assuntos do Interior, Júlio Duarte, reunidos com a comissão de funcionários do GAMP

Boas notícias

Além da expectativa de que a situação seja regularizada, a Secretária também informou aos trabalhadores na reunião que as férias atrasadas estão praticamente regularizadas. A comissão também mostrou o quanto sua constituição foi saudável para a Saúde canoense ao denunciar os problemas na coleta de lixo hospitalar no HU, o que foi investigado pela Rede Record.

Hoje, ainda foram relatados pelos trabalhadores mais casos de assédio moral no ambiente de trabalho. O sindicato, junto aos trabalhadores, aguardará o retorno das demandas, que será dado pela Secretária em novas reuniões.