Home > Notícias > Canoas: segundo GAMP, pagamentos devem acontecer até segunda-feira

13/01/2017 - Canoas: segundo GAMP, pagamentos devem acontecer até segunda-feira

O Grupo de Apoio a Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP) informou, em reunião realizada ontem e convocada pelo Sindisaúde-RS e Sergs, que hoje está prevista a chegada de verba proveniente do governo estadual. Com a entrada desse dinheiro, o diretor assistencial do GAMP, Gustavo Correa, comprometeu-se a quitar as obrigações atrasadas (salários, férias, 13º) até segunda-feira. "A folha de pagamentos está a casa da Mãe Joana. Essa quitação tem que acontecer logo", advertiu o secretário-geral do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, no início do encontro. Além dele, estiveram presentes, representando o Sindisaúde-RS, o presidente, Arlindo Ritter, e os diretores Julio Duarte (Interior) e Ana Paula Capra (Gênero, Raça e Diversidade Sexual), além da comissão de trabalhadores eleita em assembleia para acompanhar o andamento das negociações, conferindo transparência ao processo. Na pauta, foram discutidas ainda convenção coletiva, pagamento das multas por atraso salarial e entrega de contracheques.

O diretor assistencial do GAMP, Gustavo Correa (centro), dirigiu as falas da gestão. Na foto, os diretores Julio Duarte e Ana Paula Capra, do Sindisaúde-RS

O secretário-geral do sindicato, Julio Jesien, manifestou sua indignação com a desorganização demonstrada pela gestão; ao seu lado, o coordenador assistencial do HU, Igor Prestes

Multas

A proposta do grupo GAMP para o pagamento das multas geradas pelo atraso salarial - que será levada à apreciação das categorias em assembleia - é a seguinte: um plano de saúde será contratualizado para os funcionários, e a participação que seria devida será paga pela gestão, em troca do valor já devido das multas por atraso salarial. Por exemplo: GAMP deve R$ 200 a determinado funcionário por atraso salarial cometido. Se ele optar pelo plano de saúde, e sua participação mensal for de R$ 10, durante dez meses o funcionário não irá pagar essa participação.

Naturalmente, tal proposta será aceita ou rejeitada em decisão soberana das categorias.  "Apenas coloquem no papel. Não podemos aceitar nada pelos trabalhadores. Estamos aqui para receber as propostas formalizadas e levá-las à apreciação em assembleia", afirmou o presidente do Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter, após escutar a proposta de pagamento.

O presidente, Arlindo Ritter, e Valdocir Oliveira, pertencente à comissão de trabalhadores, escutam as justificativas

Comissão de trabalhadores eleita para acompanhar as negociações esteve presente na reunião

Adicional noturno

O pagamento integral dos adicionais noturnos foi outro item da pauta. A gestora de RH, Denise Soares, informou que a dificuldade em quitar os adicionais se deve à falta de sistema de gestão pessoal. "Sem esse sistema, não conseguimos calcular corretamente os valores devidos a cada mês; assim, estamos nos baseando na média do mês anterior". Os trabalhadores presentes à reunião se indignaram com a justificativa, que demonstra o não pagamento de obrigações legais como sendo consequência da falta de organização demonstrada pelo grupo, que assumiu a gestão em dezembro. Soares se desculpou com os funcionários e informou que até fevereiro o novo sistema deverá estar no ar, com esse tipo de problema não mais acontecendo.

Convenção coletiva

A integrante do corpo Jurídico do GAMP, Rosa Nascimento, informou que o grupo seguirá a convenção coletiva dos hospitais filiados ao Sindihospa até 31 de março - 1º de abril é a data-base dessas categorias. Após, a intenção da gestão é firmar um acordo coletivo com as entidades de classe. Nascimento entende como equivocada a escolha da gestão anterior, o Grupo Mãe de Deus, em seguir a convenção firmada com o Sindihospa. Assim, o Sindisaúde-RS informará as categorias sobre as negociações futuras.

Contracheques

Soares informou que os contracheques seriam entregues hoje (13), nos hospitais e unidades de Saúde, e justificou novamente a dificuldade relatada pelos trabalhadores, que não vinham recebendo o documento, com base na falta do sistema.

Além de Correa e Soares, estiveram presentes, representando o GAMP: as integrantes do corpo Jurídico da gestão, Rosa Nascimento e Camila Mousquer, e o coordenador assistencial do Hospital Universitário (HU), Igor Prestes.

Integrantes da gestão presentes à reunião. Da esquerda para a direita: Denise Soares (RH), Rosa Nascimento (Jur.), Camila Mousquer (Jur.) e Gustavo Soares (dir. assist.)