Home > Notícias > Canoas: Sindisaúde-RS irá centralizar as demandas dos trabalhadores

29/12/2016 - Canoas: Sindisaúde-RS irá centralizar as demandas dos trabalhadores

Nesta quinta-feira (29/12), o Sindisaúde-RS reuniu-se mais uma vez com o Grupo de Apoio à Medicina Preventiva (GAMP), no Hospital Universitário, para discutir questões pontuais sobre o atraso de salários, décimo terceiro e férias dos trabalhadores da saúde de Canoas.

Também estiveram presentes na reunião a comissão eleita de trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores de Radiologia e o Sindicato dos Enfermeiros. Representando o Sindisaúde-RS, estiveram os membros da diretoria, Julio Jesien e Ana Paula Capra.

No encontro ficou decidido que todos os trabalhadores que ainda tiverem pendências quanto ao atraso de pagamentos, devem comunicar ao sindicato. O Sindisaúde-RS será responsável em centralizar as informações e repassar aos gestores, que terão o prazo de 24h para esclarecimentos. O prazo para quitar pagamentos será de 48h.

De acordo com a administração, alguns atrasos podem estar ligados ao fato de terem sido criadas 126 contas salário para funcionários que já recebiam por essa modalidade durante a administração do Mãe de Deus.

Acesso aos contracheques

Muitos funcionários também relataram a falta de acesso ao demonstrativo dos contracheques, pois há desencontro nas informações sobre o que cada trabalhador recebeu. Segundo os representantes do GAMP, o espelho da folha de pagamento foi gerado pelo Mãe de Deus, e agora é preciso que as informações sejam migradas para o GAMP. A  previsão é de 45 dias para que o sistema esteja funcionando.

Ainda segundo os gestores, o Rh está fazendo a folha e os cálculos de forma manual e agora seria o momento de  “acreditar na boa fé”. Como contraponto, o secretário-geral Julio Jesien, argumenta que durante o período de licitação a empresa já deveria saber que precisaria de um sistema: “Assim fica difícil ter credibilidade”, disse.

Julio Jesien representou o sindicato na reunião. Foto: Gabrielle de Paula/ Assessoria Sindisaúde-RS

Além disso, o GAMP não soube  afirmar se o pagamento do próximo dia 5 está garantido. “Se não pagar, é greve”, alertou o trabalhador Valdocir.

Próxima reunião

A proposta para quitação da multa do atraso de salários e décimo terceiro será apresentada na próxima reunião do dia 12 de janeiro. Na ocasião, também será discutida a adesão do GAMP à convenção coletiva do Sindihospa.