Home > Notícias > Convenção 2017 Sindihospa: reajuste aprovado impede corrosão do salário

09/06/2017 - Convenção 2017 Sindihospa: reajuste aprovado impede corrosão do salário


Compartilhe nas suas redes sociais!


Comunicação Sindicato

Cumprindo com a promessa de “Um Sindisaúde-RS combativo, com transparência e organização" assumida antes das eleições de 2016, a atual direção do sindicato conseguiu, na data de ontem, apresentar uma proposta de reajuste salarial que contou com aprovação quase unânime das categorias.

A proposta impede a corrosão do salário pela inflação, na medida em que é retroativa à data-base (abril) e se baseia na inflação acumulada do período - INPC de 4,57%.

O fechamento da negociação de 2017 no dia de ontem, 08 de junho, mostra três claros avanços obtidos esse ano:

1) a Convenção Coletiva foi aprovada em junho, enquanto em 2016 a mesma só veio a ser aprovada em  novembro;

2) além isso, o fechamento da Convenção com retroatividade guarda vantagem em relação a 2016, pois, embora no ano passado o salário tenha sido recomposto na última folha referente ao período, a de março de 2017, preservando perdas futuras, houve pequenas perdas percentuais durante os meses de vigência da Convenção (abril/16 a abril/17) em relação à inflação passada (9,91%), dado que o reajuste começou a ser pago apenas em junho/16, sem retroatividade;

3) as cláusulas sociais foram negociadas com contundência pelo sindicato e comissão de trabalhadores, sendo obtidos, por exemplo, o direito à creche para casais homoafetivos e o direito à atestados para duas consultas psicológicas ao mês. Ademais, a implementação efetiva da comissão paritária irá dar força à classe trabalhadora para negociar avanços tais como auxílio-alimentação para todos os hospitais e casas de saúde filiados ao Sindihospa.

Assim, a direção entende que, em 2018, deverá avançar ainda mais nas conquistas para suas categorias, mas já mostra que, pouco a pouco, está cumprindo com seu ideal de tornar o Sindisaúde-RS um sindicato cada vez mais forte, transparente e com maior participação das categorias.

Organização, transparência e combatividade: esse é nosso lema.

O presidente, Arlindo Ritter, em uma de suas falas na assembleia de ontem (08), observado pela comissão de trabalhadores, formada em grande parte pela oposição à atual direção: a unidade que começou no ano passado foi a grande tônica da campanha desse ano. Na mesa, acompanharam Ritter a advogada Raquel Paese, além do secretário-geral, Julio Jesien, e do vice-presidente, Julio Appel (à direita na foto)