No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde. A data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. E nós, trabalhadores da saúde, temos muito para lutar.
O tema do Dia da Saúde de 2017 é a depressão. Uma doença que resulta de uma complexa interação de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Pessoas que passaram por eventos adversos durante a vida (desemprego, luto, trauma psicológico) são mais propensas a desenvolver depressão.
Nós, trabalhadores da saúde, sofremos com a falta de insumos básicos para o nosso trabalho, vivenciamos a violência em nosso labor, somos perseguidos e assediados diariamente em nossa profissão. Mesmo assim, seguimos atendendo a população, dando o nosso melhor e muitas vezes fazendo o impossível para garantir o atendimento. Falta investimentos na saúde, mas sobra para a corrupção! Temos um Congresso corrupto, que não representa as maiores camadas da sociedade e que quer aplicar reformas que nos tiram o direito à aposentadoria e precarizam nosso trabalho.
Por isso, o Sindisaúde-RS estará na próxima sexta-feira nos hospitais chamando os trabalhadores para a Greve Geral do dia 28 de abril!