As(os) trabalhadoras(es) dos hospitais de Cachoeirinha e Alvorada demitidos pela Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) no início do ano deverão decidir em Assembleia Geral Extraordinária se aceitam a proposta de pagamento das verbas rescisórias. A forma e os valores foram acordados em audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-4), nesta segunda-feira (04), entre a patronal e os sindicatos das categorias afetadas.
O Sindisaúde-RS busca o ressarcimento das(os) trabalhadoras(es) em sua integralidade desde que aconteceram as dispensas sem pagamento, diante da argumentação da FUC que não havia verbas para o cumprimento de suas obrigações. A instituição entrou em processo de recuperação judicial em novembro de 2023.
Agora, após uma série de audiências de mediação que aconteceram durante todo o ano, foi definido um cronograma de pagamento das rescisões, em parcelas, incluindo 40% de FGTS, multa pelo não cumprimento do prazo de pagamento e aquelas previstas nos acordos coletivos. São 737 trabalhadores envolvidos, sendo que é necessária aprovação por maioria dos presentes à Assembleia e adesão, pelo menos, de 500 pessoas para a efetivação do acordo.
A Assembleia acontecerá na próxima segunda-feira (11), online, com transmissão pelo canal do Youtube do sindicato, sendo a primeira chamada às 13h30 e a segunda e última às 14h.
*O edital de convocação será públicado na edição dessa quarta-feira (06) do jornal Zero Hora.