A gestão Podemos + Saúde, eleita em agosto de 2016 para a direção do sindicato, completa neste 18 de outubro seu primeiro ano à frente do Sindisaúde-RS.
Desde a posse, a diretoria, encabeçada pelo presidente Arlindo Nelson Ritter, vem obtendo importantes avanços para as categorias. Sob a promessa de "Um sindicato combativo, com transparência e organização", em 2016, por exemplo, as principais convenções coletivas (Sindihospa e Sindiberf) foram fechadas apenas no final do ano, enquanto que em 2017, por meio de muita pressão, com a realização de inúmeros atos e firme apoio jurídico, o sindicato alcançou o fechamento das duas convenções na metade do ano, o que está possibilitando, desde já, maior organização para a luta em 2018. Ademais, mesmo num cenário em que a enorme maioria dos sindicatos do país não têm conseguido alcançar boas negociações para suas categorias, o Sindisaúde-RS conseguiu obter a reposição integral dos salários antes da próxima data-base.
Além disso, a gestão implantou nas duas convenções uma importantíssima cláusula social: a creche para casais homoafetivos, que tem sido também implementada em vários outros acordos coletivos já fechados até o momento.
Após anos de batalhas judiciais, também garantimos o pagamento de processos de adicional noturno no Conceição, Divina Providência e Mãe de Deus.
Respeito com as categorias
Quando o presidente Arlindo Ritter assumiu sua primeira gestão no sindicato (ainda sem compor a Podemos + Saúde), o Sindisaúde-RS tinha um déficit na casa dos R$ 700 mil. Durante o trabalho que executou neste primeiro momento, em uma diretoria composta em grande parte por integrantes da atual gestão, Ritter e o restante da diretoria conseguiram sanar as contas, chegando inclusive a um superávit de R$ 1,4 milhões, importantíssimo para manter forte a luta das categorias em seus mais variados pleitos.
Panorama atual
O Sindisaúde-RS está buscando o fechamento dos Acordos Coletivos do Imesf e da Fundação Municipal de Saúde de Canoas. Além disso, nossa diretoria tem mantido constantes visitas ao interior, devido aos inúmeros problemas que os trabalhadores da Gamp têm sofrido em Canoas. Ainda em Tramandaí e Taquara temos tido reuniões quase que semanais com os gestores, para resolver os problemas relatados ao sindicato.
Estamos presentes nas lutas contra as Reformas Trabalhista e Previdenciária, mobilizando os trabalhadores da saúde para as Greves Gerais e para o #OcupaBrasília. Realizamos diversos eventos e seminários de concientização ao longo do ano para a categoria, referente às Reformas e às lutas das mulheres, dos lgbts e da população negra.
Também estamos apoiando o movimento grevista dos professores, municipários e policiais civis. Nosso entendimento vem desde nossas campanhas salariais: a união sindical é fundamental para as vitórias da classe trabalhadora.
Modernização
Para demonstrar nossa responsabilidade para com o sócio, qualificamos nossa equipe com a contratação de uma administradora. O serviço odontológico foi aperfeiçoado com mais especialidades e a oferta de dois locais para consulta. Diversos reparos já foram realizados na Colônia de Férias, para que as férias e o descanso dos trabalhadores estejam garantidos.
Sabemos o quanto é árdua a rotina de trabalho dos funcionários da saúde, por isso continuamos prezando o lazer dos trabalhadores com a realização da Festa do Trabalhador, Piquete Cabo Toco e Carnaval em Oásis, eventos que foram um verdadeiro sucesso de público e integração.
Tudo isso você pode conferir aqui no nosso novo site, newsletter e no nosso jornal impresso distribuído nas bases.
Gestão Podemos + Saúde 2016/2019
Confira na galeria abaixo algumas imagens que marcaram esse primeiro ano: