Home > Notícias > GHC – Boas notícias na 1ª reunião sobre Acordos. Agora, é manter a luta para avançar de verdade!

17/03/2023 - GHC – Boas notícias na 1ª reunião sobre Acordos. Agora, é manter a luta para avançar de verdade!

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Nesta sexta-feira (17), o Sindisaúde-RS e representantes dos demais sindicatos da luta unificada pelos novos Acordos Coletivos, além da Aserghc, tiveram a 1ª reunião para tratar da pauta de reivindicações da categoria, elaborada na assembleia de 1º de março. Neste 1º encontro, a equipe de transição mostrou-se receptiva aos itens da pauta da categoria, com algumas ações concretas e indicação de que o reajuste do Vale e as 180 horas da higienização são prioridade.

A equipe de transição informou a data de 27 de março para dar retorno aos sindicatos sobre as conversas de hoje. “Eles informaram que vão a Brasília na semana que vem para reunião com o órgão que vai substituir as funções da SEST nesse novo governo, e nos darão retorno sobre as conversas dia 27. As sinalizações foram positivas, mas já estamos há muito tempo nisso para saber que boas intenções não enchem barriga. Por isso, é essencial termos uma assembleia lotada em 23 de março, para mostrar a força da categoria e que vamos lutar por toda nossa pauta”, declarou o diretor do Sindisaúde-RS Arlindo Ritter. Na reunião de hoje, também esteve presente a gestão ainda em exercício.

Reunião foi nesta sexta, no prédio administrativo do GHC

Encaminhamentos da reunião

- Vale-Alimentação: segundo a equipe de transição, o reajuste é a principal pauta a ser discutida na reunião em Brasília na próxima semana.

- 180 horas da higienização: afirmaram ser prioridade da nova diretoria e que já estão tratando do assunto.

- Mesa Permanente de Negociação SUS-GHC: proposta de ter tal mesa composta de forma paritária, com 7 representantes titulares (e igual número de suplentes) dos sindicatos, bem como 7 representantes do governo.

- Saúde do Trabalhador: será tema da pauta da primeira reunião dessa Mesa Permanente de Negociação SUS-GHC,  onde será formulada proposta para retomada dos serviços.

- Assédio sexual e moral: criação, através de Portaria, de uma comissão com 5 indicações de representantes dos sindicatos para elaborar políticas de enfrentamento ao assédio moral e sexual

Os diretores Arlindo Ritter e Valmor Guedes estiveram presentes