Colega do GHC, na edição desta sábado (18) do jornal Correio do Povo, estará publicado o edital de convocação da categoria para assembleia sobre o Vale-Alimentação (VA) e Banco de Horas!
Não esqueça: o VA não consta da lei. É uma conquista da luta da categoria e seus sindicatos. Sem a sua mobilização, não apenas fica impossível reajustá-lo, como a gestão pode até mesmo acabar com essa conquista (leia mais ao final desse texto).
Há 6 anos não temos reajuste no Vale. Em 2023, a luta retorna, e a escolha de torná-la mais forte é sua!
Foto da assembleia que renovou o Vale e o Banco de Horas em 2022
A assembleia
1º de março (quarta-feira)
13h30min em 1ª chamada e 14h em 2ª e última chamada
Em frente à entrada do ambulatório do Hospital Conceição
Pauta
a) Interesse das categorias em revisar total ou parcialmente os acordos coletivos de trabalho relativos ao vale-alimentação e ao banco de horas celebrados com o empregador;
b) discussão e deliberação da pauta de reivindicações a ser encaminhada à Direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição;
c) concessão de poderes às diretorias das entidades para realizarem tratativas negociais com vistas à realização de acordo coletivo de trabalho ou mesmo de medidas de solução judicial, caso resultem negativas as negociações;
d) estratégias da campanha negocial.
e) assuntos gerais.
Trabalhador, o Vale-Alimentação não existe na lei trabalhista: é uma conquista da categoria com seus sindicatos!
Infelizmente, poucos trabalhadores brasileiros têm Vale-Alimentação. Aqueles que o recebem só têm esse direito porque possuem um sindicato forte, que consegue fechar uma negociação coletiva com o sindicato patronal, ou com a gestão de uma empresa, a qual garante o direito àqueles representados.
Isso porque o VA é um benefício que não consta da lei trabalhista! O VA é uma conquista histórica que a categoria e o Sindisaúde-RS obtiveram através da luta de classes!
Como assim?
O direito ao VA, nos casos de nossos (as) representados (as) no GHC, está definido legalmente pelo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) firmado entre Sindisaúde-RS e a gestão (você pode conferir os ACTs clicando aqui).
O Vale pode acabar, então?
A rigor, sim. Devido à suspensão da ultratividade da norma, que conferia a continuidade das negociações coletivas, esse direito pode acabar se não houver mobilização da categoria que fortaleça o sindicato na mesa de negociações. E para que o Sindisaúde-RS alcance reajuste, essa mobilização tem que ser mais forte ainda!