Home > Notícias > GHC e HCPA - Sindisaúde-RS entrega carta à Lula e reivindica valorização das(os) trabalhadoras(es)

16/08/2024 - GHC e HCPA - Sindisaúde-RS entrega carta à Lula e reivindica valorização das(os) trabalhadoras(es)

O Sindisaúde-RS entregou ao presidente Lula, nessa sexta-feira (16), uma carta com informações sobre a condução do processo de negociação do vale-alimentação no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que teve o reajuste votado em Assembleia Geral Extraordinária nessa quinta-feira (15), aprovando o valor proposto pela atual gestão da instituição. Todos os esforços do sindicato, Aserghc e demais entidades representativas nos últimos meses foram para chegar a um valor melhor para as(os) trabalhadoras(es), já que havia espaço para essa conquista, mas o avanço desse debate sempre foi frustrado pela falta de interesse da direção do Grupo em negociar, mesmo havendo sinalização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST/MGI) de possibilidade de ampliação dos valores.

A intenção da carta é a de deixar a par o governo, que tem identificação trabalhista, sobre os desmandos da gestão do GHC e as práticas antissindicais enfrentadas nesse percurso, que incluíram propagação de fakenews que assustaram a categoria. Essa mobilização da patronal atingiu, também, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que realiza Assembleia na próxima terça-feira (20). De forma que, após a entrega do documento, os sindicatos realizaram manifestação em frente ao local onde Lula estava sendo recebido reivindicando a valorização das(os) trabalhadoras(es) dos dois hospitais. Ao ato, uniram-se, ainda, funcionários dos Correios e Sindimetrô, que enfrentam más condições de trabalho e ameaça de privatização dos serviços.

O presidente da República esteve no GHC para inaugurar uma ala oncológica.