Home > Notícias > GHC - Quase 2 mil trabalhadores (as) aprovam nova pauta de reivindicações sobre os Acordos Coletivos!

13/05/2022 - GHC - Quase 2 mil trabalhadores (as) aprovam nova pauta de reivindicações sobre os Acordos Coletivos!

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Cerca de 20% dos trabalhadores do GHC votaram!

Na tarde de quinta-feira (12 de maio), o Sindisaúde-RS realizou a primeira assembleia híbrida de sua história. O modelo foi proposto pelo sindicato e mais dez entidades de classe (abaixo assinadalas) para promover maior participação da categoria nos resultados finais. Com isso, cerca de 20% dos funcionários do Grupo Hospitalar Conceição emitiram, online, suas opiniões sobre as propostas construídas na assembleia presencial, em frente ao hospital, que foi transmitida ao vivo na página do Facebook @sindisauders. O GHC tem hoje cerca de 9 mil trabalhadores (as) no total.

As (os) quase 2 mil votantes aderiram, em maior ou menor grau, às cinco propostas levadas à votação. Os sindicatos agora levarão a nova pauta a conhecimento da gestão. Confira os resultados!

Assembleia foi híbrida

Cerca de 100 pessoas participaram presencialmente

Resultados finais

Resultado da votação em cada uma das 5 propostas de reconstrução da pauta de reivindicações

O que significam as propostas?

Alguns trabalhadores manifestaram dúvidas, no formulário, sobre algumas das propostas. Lembramos que elas foram todas explicadas na assembleia geral, que foi transmitida ao vivo. Mas explicamos novamente, abaixo.

PROPOSTA 1: propor recomposição do Vale-Alimentação pela inflação do período (32,57%)

Até então, a categoria pedia o valor de uma cesta-básica em Porto Alegre (R$ 734,28, medido pelo Dieese em março de 2022). Os (as) dirigentes sindicais comentaram que, em uma negociação, entendem que ambos os lados devem ceder. Assim, colocaram essa proposta para a categoria avaliar, o que diminuirá um pouco o valor final em comparação com a proposta anterior (de R$ 734, passaria a cerca de R$ 510), mas servirá como argumento junto à gestão do GHC.

PROPOSTA 2: estado de greve permanente

É uma condição que os trabalhadores estabelecem, segundo a qual não é necessária a convocação de assembleia para definir a entrada em greve, caso entendam ser necessário esse movimento futuramente. Com o estado de greve declarado, a paralisação pode ser realizada mediante simples comunicado publicado em jornal de grande circulação.

PROPOSTA 3: Garantia do Vale reajustado pelo menos pela inflação para o  ano que vem (2023)

O pedido é para que a gestão já garanta, no mínimo, esse reajuste para o próximo ano.

PROPOSTA 4: solicitar o compromisso da direção do GHC para que discuta e avance, junto ao Sindihospa (sindicato patronal), pela transferência do Vale-Alimentação do Acordo Coletivo para a Convenção Coletiva.

Muito importante. Caso você não saiba, hoje o seu Vale-Alimentação só existe porque o Sindisaúde-RS tem um Acordo Coletivo, firmado com a gestão do GHC, que define legalmente a existência do benefício. Acordos Coletivos são instrumentos da lei brasileira. Por definição, são realizados entre sindicatos de classe diretamente com a gestão de empresas, estipulando direitos e deveres.

Por outro lado, existe o instrumento legal chamado Convenção Coletiva. Esta é firmada pelo sindicato de classe com o sindicato patronal. No caso do GHC, o reajuste que você recebe todo ano e todos os direitos que você tem acima da lei (quinquênio, horas-extras a 100%, adiconal noturno a 50%) estão registrados na Convenção Coletiva Sindisaúde-RS/Sindihospa.

E qual a vantagem de transferir o Vale do Acordo Coletivo para a Convenção? O Acordo Coletivo é um instrumento um pouco mais frágil, em termos políticos, do que a Convenção Coletiva, pois esta última regula a relação dos trabalhadores com as gestões em todos hospitais da base da patronal. Assim, devido à suspensão da ultratividade da norma, todos os anos os sindicatos têm sido ameaçados pela gestão do GHC com a retirada do Vale-Alimentação previsto no Acordo. Em tese, com o direito passando para a Convenção, essa ameaça seria menor, além de melhorar a possibilidade de reajustar os valores pagos.

PROPOSTA 5: prorrogação do Acordo Coletivo por mais 60 dias (a partir da expiração da última prorrogação)

Esse mesmo Acordo que define legalmente a existência do Vale tem sido renovado desde abril de 2022, quando caducou. O pedido é por nova renovação.

Entidades envolvidas

A assembleia foi convocada por 10 sindicatos: Sindisaúde-RS, Sergs, Sindifars, Sasers, Sinttargs, Sinurgs, Sipergs, Soergs, Sindaergs e Sinditest RS. A Aserghc também participa da mobilização.