SOBRE O BANCO DE HORAS DO GHC
Sindicatos cumprem decisão de assembleia
Na Reunião da Mesa Permanente de Negociação do GHC ocorrida no dia 19/11, as entidades sindicais presentes comunicaram aos representantes da direção do GHC a decisão de assembleia geral, realizada no dia 13/11/2019, pela NÃO renovação do Acordo Coletivo do Banco de Horas. A decisão ocorreu após três plenárias preparatórias no Hospital Fêmina, Cristo Redentor e Conceição.
Cabe salientar que todas as categorias tem prevista em suas Convenções Coletivas de Trabalho a possibilidade de adoção de Banco de Horas. Portanto, a rejeição do Acordo Coletivo não implica necessariamente no fim do Banco de Horas. Isso porque a decisão de implementá-lo é deliberação da direção do GHC. Além disso, a “nova” CLT prevê o Regime de Compensação Horária com autorização individual por parte do trabalhador.
No próximo dia 26 ocorre a nova reunião da Mesa Permanente de Negociação. Neste momento os representantes do GHC ficaram de apresentar nova contraproposta. As entidades entendem que questões relevantes para o prosseguimento da negociação envolvem, por exemplo, o Remanejo para o Noturno e a manutenção da hora extra habitual dos trabalhadores do noturno.
As entidades sindicais destacam ainda que é de interesse do GHC a manutenção do Acordo Coletivo do Banco de Horas, em razão da passagem de plantão realizada pela equipe da Enfermagem e a flagrante falta de funcionários na área técnica.
Após a reunião da Mesa de Negociação no próximo dia 26/11, as entidades sindicais se manifestarão novamente sobre fatos concretos.
Como ficam as horas pendentes (positivas e/ou negativas)?
Os trabalhadores terão um prazo de 90 dias para compensar e ou usufruir as horas existentes, positivas e/ou negativas.
Assinam esse comunicado
JULIO JESIEN - Presidente Sindisaúde-RS | ALEXANDRE WOLLMANN - Diretor presidente Senge | ELIANE GERBER - Presidenta Sasers
CLÁUDIA FRANCO - Presidente Sergs | JOÃO ALBERTO FERNANDES - Presidente Sindaergs| DÉBORA MELECCHI - Presidenta Sindifars | IVANISE DE SOUZA - Presidenta Sindifono-RS | JÚLIO REFOSCO - Presidente Sinditest-RS | CARLOS DORNELLES - Presidente Sinttargs | MARIA TERESINHA OSCAR GOVINATZKI - Presidenta Sinurgs | FLÁVIA MIOTTO - Diretora Sipergs
Trabalhadores na assembleia que deliberou pela rejeição do Banco de Horas