Home > Notícias > GHC vai administrar Hospital de Bonsucesso contra a vontade das(os) trabalhadoras(es) do Rio de Janeiro!

04/10/2024 - GHC vai administrar Hospital de Bonsucesso contra a vontade das(os) trabalhadoras(es) do Rio de Janeiro!

Um aviso a todas(os) trabalhadoras(es) da rede pública de saúde no Rio Grande do Sul: você sabia que o GHC vai administrar o Hospital Bonsucesso, do Rio de Janeiro, em um processo de fatiamento da saúde do estado carioca?

Seis hospitais federais, dentre eles o Bonsucesso, estão sendo repassados a diferentes empresas públicas (incluindo o GHC) e ao município do RJ. O processo é o de sempre: tentativa de repassar aos trabalhadores o fracasso na gestão do equipamento público!

Isso porque, na prática, o que será feito é retirar direitos de trabalhadores que têm mantido, durante décadas, o serviço público federal de saúde no RJ funcionando, mesmo com constantes cortes de verbas!

No lugar de aumentar os investimentos, o Governo Federal opta por cortar, como pode ser visto na recente redução de R$ 4,5 bilhões no orçamento do Ministério da Saúde.

Sindisaúde-RS e Aserghc lutam desde sempre por um GHC totalmente público e integrado ao SUS. Além disso, as entidades são historicamente contrárias à entrada de fundações para gerir a saúde pública. Inclusive, um movimento dos trabalhadores foi feito no GHC justamente para deter a entrada de fundações no próprio Grupo.

Ironia do destino é que, anos depois, estejamos vendo o GHC, uma empresa de excelência, agindo como uma fundação para gerir saúde pública...