Home > Notícias > GRUPO FLEURY - Negociação do sindicato aprovada: vem aí abono de R$ 1000 e aumento real no salário e nos benefícios, com retroatividade!

30/08/2023 - GRUPO FLEURY - Negociação do sindicato aprovada: vem aí abono de R$ 1000 e aumento real no salário e nos benefícios, com retroatividade!

Campanha Salarial 2023

A firmeza do Sindisaúde-RS na condução da negociação coletiva com a gestão do Grupo Fleury mostrou resultado! Com 91,4% de votos favoráveis do total de 221 votantes, as (os) trabalhadoras (es) que o sindicato representa no Grupo Fleury aprovaram a proposta para novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), documento que define legalmente reajuste salarial (que não está previsto na lei brasileira) e uma série de direitos que os trabalhadores representados pelo sindicato possuem no Grupo Fleury, como os Vales Alimentação e Refeição (não existentes na CLT).

Veja como caminhou a negociação em 2023: gestão do Grupo tentou impor linha de corte e quase nenhum reconhecimento real dos trabalhadores

O presidente Julio Jesien, que conduziu as negociações junto aos diretores Carlos Alexandre Silveira e Arlindo Ritter, explicou os meses de conversas. "As conversas se estenderam mais que o esperado porque nós, enquanto representante dos trabalhadores, nos indignamos com as primeiras 'propostas' trazidas pela gestão de um grupo que tem tido faturamentos milionários. Já não há mais a desculpa da pandemia para as gestões. Mesmo assim, ao longo desses meses de negociações, o Grupo Fleury não avançava em valorizar seus funcionários e reparar as perdas da época da pandemia. Nós chegamos a suspender a negociação, e ficamos cerca de 20 dias sem contatos. Até que a gestão do Grupo viu a negociação que havíamos fechado com o Sindihospa, e informou que aceitava discutir algo nos mesmos patamares. Com isso, retomamos as conversas, recebemos uma quarta proposta ainda muito aquém do que entendíamos ser justo, para enfim chegarmos à quinta e última proposta. Essa, sim, com algum reconhecimento das perdas da pandemia através do abono, com um pequeno aumento real no salário e com um aumento real maior nos benefícios dos Vales. Essa proposta sim entendemos que era digna de ser avaliada pela categoria em assembleia, tendo sido amplamente aprovada".

O sindicato ainda garantiu que o reajuste valerá também para quem recebe maiores salários. Isso porque a gestão queria estabelecer um ponto de corte, de forma que os salários mais altos não fossem reajustados pela negociação coletiva. A assembleia foi realizada na tarde de ontem (29), no canal do Youtube @sindisauders, e foi conduzida pelo presidente Julio Jesien e pelo diretor Carlos Alexandre, contando ainda com a presença do jurídico, representado pelo advogado Silvio Boff (Paese, Ferreira).

Assembleia foi realizada no canal do Youtube do Sindisaúde-RS

A negociação aprovada
(para efeito de comparação, a inflação do período foi de 3,83%)

Reajuste salarial de 4%, retroativo à data-base (maio)
Reajuste de 5% nos Vales, retroativo à data-base (maio)
Abono de R$ 1000 para todas (os) nossas (os) representadas (os) no Grupo! Este será pago em duas parcelas: uma em setembro (R$ 300) e outra em janeiro (R$ 700)
Regulamentação do piso de técnicas (os) de laboratório
, pauta antiga da categoria (confira mais abaixo os valores)

Viu como o Sindisaúde-RS impacta na tua vida? Então te conscientiza: valoriza a luta pelo coletivo te sindicalizando! Clica aqui: é totalmente online!

Piso de técnicas (os) de laboratório

O novo Acordo Coletivo regulou o piso dos técnicos de laboratório, pauta antiga da categoria. Estes passam a ser os seguintes:

• técnico 1 com jornada de 180h: R$ 2134
  • técnico 1 com jornada de 220h: R$ 2608
  • técnico 2 com jornada de 180h: R$ 2638
  • técnico 2 com jornada de 220h: R$ 2894

Resultado final

Cota negocial

• É apenas 1 dia de trabalho do ano
  • NÃO É 1% da tua remuneração anual, como alguns patrões têm espalhado.
  • Sócia (o) do Sindisaúde-RS NÃO PAGA
  • Cota negocial e a mensalidade de quem é sócia (o) são as ÚNICAS formas de manutenção do sindicato, sabia?

A cota negocial é uma forma que o sindicato encontra para que também as pessoas que não financiam o trabalho sindical através da mensalidade social contribuam com o trabalho de negociação coletiva, já que ele beneficia toda a categoria. Está amparada em TAC firmado junto ao Ministério Público do Trabalho e, mais recentemente, o STF ja formou maioria na ARE 1018459, que permite o desconto da cota negocial aprovada em assembleia da categoria. Por isso, te pedimos: se você não quer ser sindicalizado (sócio), não negue este valor ao Sindisaúde-RS, que é extremamente importante para seguir alcançando negociações como a desse ano para você.

Quer se associar? Faça isso totalmente online clicando aqui!

Caso você não queira de forma alguma colaborar com a manutenção do teu sindicato, confira as instruções para entrega do termo de oposição à cota negocial

Valor da cota

Um (1) dia do teu salário-base. Esse valor é pago somente uma vez.

Prazo para entrega do termo

Começará em 04/09/2023 e se encerrará no dia 21/09/2023 (inclusive).

Horário para entrega do termo

Entre 9h e 11h30min; e entre as 13h30min e 16h30min. Observe, portanto, que há um intervalo entre 11h30min e 13h30min em que não serão aceitos termos de oposição.

Formalidades para entrega do termo

Atenção: as regras que seguem foram instituídas para evitar que empregadores influenciem trabalhadores a entregar o termo e enfraquecer a entidade sindical.

- A entrega do termo de oposição, redigido de próprio punho pelo trabalhador, em duas vias, em folha de ofício, deve ser realizada de forma individual e pessoal na sede do Sindisaúde-RS (Rua Vicente da Fontoura, 2280). A cópia carimbada pela entidade sindical deve ser entregue ao RH da empresa.

- Entregue em ato personalíssimo, ou seja, entregue pelo titular na sede do sindicato, na Rua Vicente da Fontoura, 2280.

Atenção
O sindicato solicita à categoria que observe a NR 32 no que diz respeito ao uso de uniforme fora do seu local de trabalho.