Home > Notícias > HCPA – Administração tenta reprimir nova edição do Café da Manhã da Luta

17/09/2024 - HCPA – Administração tenta reprimir nova edição do Café da Manhã da Luta

Atitude autoritária da gestão demonstra prática antissidical

A administração do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) entrou com pedido liminar para limitar a mobilização pelo reajuste do vale-alimentação na instituição. O Sindisaúde-RS foi surpreendido pela cautelar ao realizar nova edição do Café da Manhã da Luta, nesta terça-feira (17). A medida, expedida nessa segunda-feira, ou seja, às vésperas da realização do ato, impede uma série de ações cruciais para a luta, como o acesso ao estabelecimento e “emitir ruídos, barulho e voz humana [...]”, determinação que demonstra o forte intuito de reprimir o movimento de forma autoritária.

Apesar dessa tentativa de intimidação, o ato seguiu como previsto, reunindo as(os) trabalhadoras(es) em torno do objetivo de elevar o vale-alimentação pago no HCPA, que hoje tem o menor valor entre as estatais dependentes da União. A luta por reajuste digno no benefício acontece desde março deste ano, quando foi definido, em Assembleia Geral Extraordinária, o valor de R$ 1.100,00, a partir do cálculo da média do que é pago em outras instituições com a mesma fonte.

A proposta da administração do hospital foi recusada pelas(os) trabalhadoras(es) duas vezes, por ser insuficiente, já que significava um incremento de apenas 13% no que é pago atualmente. Na mesma Assembleia Geral Extraordinária em que houve a segunda rejeição foi estabelecido um Plano de Lutas do qual fazem parte ações como a de hoje. Restringir a mobilização legítima e garantida em Convenção Coletiva é uma atitude autoritária e prática antissindical.

A categoria segue firme e empenhada em buscar um vale-alimentação que faça jus à excelência do trabalho prestado no Hospital de Clínicas, reconhecido e atestado em vários selos de qualidade.