Home > Notícias > HCPA - Almoço da Luta encerra semana de manifestações pelo vale com demonstração de que as(os) trabalhadoras(es) não se intimidam

19/09/2024 - HCPA - Almoço da Luta encerra semana de manifestações pelo vale com demonstração de que as(os) trabalhadoras(es) não se intimidam

Letícia Giacomelli - Comunicação

Em uma semana marcada pela tentativa de limitar a mobilização das(os) trabalhadoras(es) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) por um vale-alimentação justo e digno, o Almoço da Luta, realizado nessa quinta-feira (19) encerrou as atividades do período demonstrando, mais uma vez, a disposição da categoria em seguir com o movimento.

Na terça-feira (17), administração do hospital entrou com pedido liminar para limitar a mobilização, impedindo uma série de ações cruciais para a luta, como o acesso ao estabelecimento e “emitir ruídos, barulho e voz humana [...]”. Mas, as(os) trabalhadores não se intimidaram e se mantêm firmes no objetivo e na luta que é legal e justa.

A busca pelo reajuste digno no benefício acontece desde março deste ano, quando foi definido, em Assembleia Geral Extraordinária, o valor de R$ 1.100,00, a partir do cálculo da média do que é pago em outras instituições com a mesma fonte.

A proposta da administração do hospital foi recusada pelas(os) trabalhadoras(es) duas vezes, por ser insuficiente, já que significava um incremento de apenas 13% no que é pago atualmente. Hoje, o vale-alimentação do HCPA tem o menor valor entre as estatais dependentes da União.

Novos atos acontecem na próxima semana. As informações sobre data e horário serão divulgadas em nossas redes sociais. E, na próxima terça-feira, a direção do Sindisaúde-RS e a Comissão de Trabalhadores se reúnem com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST/MGI), responsável pela regulação dos serviços públicos federais, na busca pela negociação efetiva do reajuste do vale.

hcapa_19.09-3 hcapa_19.09-4 hcapa_19.09-6 hcapa_19.09-1 hcapa_19.09-5 hcapa_19.09-2 hcapa_19.09-8 hcapa_19.09-7 hcapa_19.09-9 hcapa_19.09-10