Home > Notícias > HCPA – Apesar da tentativa de boicote institucional, Almoço da Luta demonstra força do movimento pelo vale

13/09/2024 - HCPA – Apesar da tentativa de boicote institucional, Almoço da Luta demonstra força do movimento pelo vale

Letícia Giacomelli - Comunicação

As trabalhadoras e os trabalhadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) demonstraram o tamanho e a força da mobilização pelo reajuste digno e justo do vale-alimentação em mais um Almoço da Luta, nessa sexta-feira (13). A ação, que fechou o refeitório em protesto pela oferta insuficiente de aumento do benefício, já rejeitada pela categoria em duas Assembleias Gerais, recebeu apoio e adesão da maior parte das(os) funcionários da casa, apesar das muitas tentativas de boicote institucional ao movimento.

Os colegas que procuravam o refeitório eram convidados a participar do almoço servido pelo Sindisaúde-RS em frente à entrada principal. Nos dois locais, trabalhadores do hospital juntaram-se à luta, eram funcionárias e funcionários de vários setores.

O protesto aconteceu de forma pacífica, mas não impediu que representantes do movimento fossem agredidos por aqueles mais exaltados. O sindicato lamenta que uma luta justa e necessária seja tratada com desrespeito e descrédito, inclusive pela gestão do hospital, que, mesmo sabendo do ato, informou que o serviço do refeitório aconteceria normalmente hoje. Além disso, a distribuição de nota por parte da patronal sobre a responsabilidade para com as refeições servidas pelo hospital significa eminente coação das(os) trabalhadores. Aquelas que laboram na Nutrição, por exemplo, foram pressionadas para manter o refeitório funcionando normalmente, mesmo tendo sido acordado em reunião entre o sindicato e as chefias do setor como se daria o ato desta sexta-feira.

Um encontro com o diretor-presidente do HCPA, Brasil da Silva Neto, se deu ao final da manifestação, reunião que, mais uma vez, não acrescentou perspectivas de mudança de postura por parte da instituição, que segue alegando o índice de 13% de reajuste para o vale como o único possível. De forma que a mobilização segue e deve se encaminhar para um recrudescimento, pois as(os) trabalhadoras(es) não demonstram interesse em retroceder nessa luta.

A próxima ação acontece na terça-feira (17), com mais um Café da Luta, a partir das 07h, em frente à entrada principal do hospital.

HCPA8 HCPA7 HCPA9 HCPA6 HCPA5 HCPA4 13.09_2