Home > Notícias > HCPA – Assembleia dia 19 inaugura a luta pelo Vale em 2024!

14/03/2024 - HCPA – Assembleia dia 19 inaugura a luta pelo Vale em 2024!

O Sindisaúde-RS , além de outros 9 sindicatos da saúde, convocam trabalhadoras (es) que laboram no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) para Assembleia Geral Extraordinária no dia 19 de março, na qual as categorias construirão a pauta de reivindicações para as negociações de 2024 sobre o vale-alimentação.  O direito, que não existe na lei brasileira, é regulado por Acordo Coletivo de Trabalho específico.

A assembleia será na sede da Associação dos Servidores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Ashclin, Rua Ramiro Barcellos, 2350, dentro do complexo do hospital), a partir das 14h em última chamada. Todos (as) trabalhadoras (es) representadas pelos sindicatos que assinam o edital (confira mais abaixo) e que laboram  no HCPA estão convocados.

Participe: é a hora de você se fazer ouvir e construir a luta!

ATENÇÃO: SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS NO APLICATIVO!
1) Clique aqui ou na imagem acima para acessar nosso canal!
2) Quando estiver lá, toca em "Seguir", no canto superior direito, para entrar no canal!
3) Logo depois, vai aparecer um "sininho" no mesmo lugar. Toca no sino pra ativar as notificações do canal e não perder nenhuma notícia nossa!

Como têm sido as negociações dos últimos anos?

Antes de 2023, foram 5 anos com o Vale congelado. No ano passado, a categoria obteve um reajuste realmente significativo, de 33,57%, que repôs grande parte das perdas de governos passados. Assim, é crucial que se tenha em mente o cenário político: com um Governo Federal mais próximo da classe trabalhadora e com mobilização nos locais de trabalho, temos a chance de fazer com que o Vale tenha um novo reajuste significativo.

Não esqueça: o VA não consta da lei. É uma conquista da luta da categoria e seus sindicatos. Sem a sua mobilização, não apenas fica impossível reajustá-lo, como a gestão pode até mesmo acabar com essa conquista (leia mais ao final desse texto).

Assembleia geral
19 de março (terça-feira)
14h (em última chamada)
Ashclin (Rua Ramiro Barcellos, 2350, dentro do complexo do hospital)
Pauta: interesse da categoria em revisar total ou parcialmente o Acordo Coletivo de Trabalho relativo ao vale-alimentação, as reinvindicações a serem encaminhadas à direção do hospital, a concessão de poderes às diretorias das entidades representativas para realizarem tratativas negociais com vistas à realização de Acordo Coletivo de Trabalho ou mesmo de medidas de solução judicial, caso resultem negativas as negociações, as estratégias de campanha negocial, e assuntos gerais.

Trabalhador, o Vale-Alimentação não existe na lei trabalhista: é uma conquista da categoria com seus sindicatos!

Infelizmente, poucos trabalhadores brasileiros têm Vale-Alimentação. Aqueles que o recebem só têm esse direito porque possuem um sindicato forte, que consegue fechar uma negociação coletiva com o sindicato patronal, ou com a gestão de uma empresa, a qual garante o direito àqueles representados.

Isso porque o VA é um benefício que não consta da lei trabalhista! O VA é uma conquista histórica que a categoria e o Sindisaúde-RS obtiveram através da luta de classes!

Como assim?

O direito ao VA, nos casos de nossos (as) representados (as) no HCPA, está definido legalmente pelo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) firmado entre Sindisaúde-RS e a gestão (você pode conferir os ACTs clicando aqui).

O Vale pode acabar, então?

A rigor, sim. Devido à suspensão da ultratividade da norma (entenda o que é clicando aqui), que conferia a continuidade das negociações coletivas, esse direito pode acabar se não houver mobilização da categoria que fortaleça o sindicato na mesa de negociações. E para que o Sindisaúde-RS alcance reajuste, essa mobilização tem que ser mais forte ainda!