Home > Notícias > HCPA – Em mais um passo da luta, reunião com SEST produz avanços quanto às 180 horas e plano de cargos. Agora, é assembleia!

25/09/2024 - HCPA – Em mais um passo da luta, reunião com SEST produz avanços quanto às 180 horas e plano de cargos. Agora, é assembleia!

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Sindisaúde-RS e comissão, na sede do sindicato, se reuniram diretamente com a Secretária de Governança das Estatais, Elisa Leonel (na parte superior direita da imagem), na tarde de ontem

Reunião traz avanços, mas agora a decisão é de assembleia!

O Sindisaúde-RS, a comissão de mobilização pelo reajuste do Vale-Alimentação (VA) e demais sindicatos do setor deram mais um passo à frente na luta. Na tarde de ontem, as entidades e a comissão conseguiram ter uma reunião diretamente com a Secretária da SEST/MGI, Elisa Leonel, para discutir a pauta da categoria.

Por um lado, houve um retorno positivo: Elisa aceitou acelerar o encaminhamento da pauta das 180 horas e do plano de cargos e salários. A Secretária se comprometeu a implantar as 180 horas até o segundo semestre de 2025 no HCPA. Além disso, ela também garantiu que a discussão do plano de cargos e salários será finalizada até o fim de 2025, e não em até 2 anos, como a gestão do HCPA havia informado em reunião.

Por outro lado, mesmo após inúmeras argumentações feitas pelo Sindisaúde-RS e comissão de mobilização quanto ao valor da cesta básica em POA e o que deveria ser pago e sobre a antecipação do valor do ano que vem para janeiro, Elisa manteve-se inflexível.

Palavra do Sindisaúde-RS

“Insistimos com a Secretária sobre o fato de que a cesta básica de Porto Alegre é a quarta mais cara do país. Na falta de concordância dela com nosso pedido pelo reajuste de R$ 1100, argumentamos que uma antecipação do valor de R$ 1000 do ano que vem para janeiro seria uma sinalização de boa vontade com a categoria, dados os altos preços dos alimentos, especialmente após a enchente. Mas a Secretária, infelizmente, não foi sensível a nossa pauta”, explicou a presidenta em exercício do Sindisaúde-RS, Graziela Palma.

Assembleia geral

Essa inflexibilidade será avaliada pela categoria amanhã (26), a partir das 13h30min, em assembleia geral na entrada do hospital (Ramiro Barcellos), onde a categoria votará a proposta patronal mais uma vez e poderá, se rejeitada, definir pela greve no hospital.

Dirigentes sindicais e comissão de mobilização na sede do Sindisaúde-RS