Home > Notícias > HCPA - Medidas contra surto são fruto de intervenção do sindicato

11/08/2021 - HCPA - Medidas contra surto são fruto de intervenção do sindicato

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

O Sindisaúde-RS já havia contatado a gestão do Hospital de Clínicas de Porto Alegre HCPA ontem, quando foi informado de cinco positivados no setor administrativo. “Infelizmente, porém, o representante do HCPA passou-nos a sensação de desdenhar do sindicato”, comentou o presidente Julio Jesien. Com isso, Jesien e o diretor do Sindisaúde-RS, Carlos Alexandre Silveira, bloquearam hoje, pessoalmente, acessos internos do hospital até que o sindicato fosse ouvido (a foto da capa é de manifestação ainda em 2020)

“Cobramos ações enérgicas com relação ao fortalecimento de barreiras protetivas, redução na circulação e afastamento de funcionários que poderiam atuar de suas residências. O hospital já publicou as ações cobradas por nós, inclusive referentes ao Serviço de Medicina Ocupacional. Os nossos oito colegas da área administrativa do hospital, que positivaram para a Covid-19 entre ontem e hoje, são resultado de relaxamento na gestão da pandemia. Por isso, que fique claro para você, trabalhador (a): essas providências tomadas pelo HCPA hoje não vieram de graça. Foram fruto da ação do teu sindicato, em defesa da tua vida”, complementou Jesien.

Publicação do hospital na Intranet

Abaixo, confira a nota publicada pelo hospital posteriormente na Intranet, e perceba que, dentre as medidas adotadas, estão as que o sindicato cobrou

"Nota sobre casos covid entre funcionários - Intranet Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Desde a última segunda-feira (9), foi observado aumento da procura de funcionários pelo Serviço de Medicina Ocupacional. A partir daí, localizou-se um surto em área administrativa do hospital, envolvendo, até o momento, oito funcionários com teste positivo para covid-19.
Diversas medidas de contenção na área foram adotadas: recomendação de afastamento dos suspeitos; instituição do trabalho remoto para os funcionários com atividades que não necessitam ser desenvolvidas presencialmente; intensificação do uso de equipamentos de proteção individual; e reforço das orientações básicas pelas áreas técnicas.
Não foi identificado surto em áreas assistenciais, entre funcionários ou pacientes. A Vigilância Sanitária do município já foi acionada para investigar a participação de novas variantes.

Acrescento a este comunicado que todos os funcionários com sintomas leves foram encaminhados para testagem, sendo que hoje à tarde tivemos resposta de 2 testes que deram negativos.

Vamos continuar com estas medidas e acompanhar ao longo dos próximos dias."