Home > Notícias > HCPA – Sindisaúde-RS promove mobilização pelo vale-alimentação de R$1.100,00

03/06/2024 - HCPA – Sindisaúde-RS promove mobilização pelo vale-alimentação de R$1.100,00

As trabalhadoras e os trabalhadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) se reuniram na entrada da instituição, nessa segunda-feira (03), em mobilização pelo reajuste do Vale-Alimentação. O “salchipão pelo vale” foi promovido pelo Sindisaúde-RS como ato de campanha pelo reajuste, definida em Assembleia Geral Extraordinária em março deste ano (leia aqui). O direito ao vale-alimentação não existe na lei brasileira e é regulado por Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico, ou seja, é conquistado somente com a mobilização dos trabalhadores.

Após cinco anos de valores congelados, a categoria conseguiu, em 2023, reajuste de 33,57%. Agora, o objetivo é chegar a um valor mais isonômico, afinal, o benefício pago no HCPA é o terceiro menor entre os dependentes do Tesouro. O presidente do sindicato, Julio Jesien, explicou que o valor de R$ 1.100,00, definido pela categoria em Assembleia, é uma média do que já é pago em outras estatais dependentes da União. Ele contou que, desde que a pauta de reinvindicações foi encaminhada à gestão do hospital, não houve nenhum retorno dos responsáveis pela administração do HCPA a respeito. Isso significa que, sequer, houve interesse em negociar com os trabalhadores, o que sinaliza que a luta da categoria deve seguir e se intensificar.

Somente com a determinação e luta da categoria será possível conquistar esse objetivo.

Confira fotos do ato:

sal1 sal4 sal2 sal5 sal3 sal6 sal7 sal8 sal9 sal10 sal11 sal13 sal12 sal14 sal15