Home > Notícias > HCPA -Trabalhadoras (es) entram em estado de greve!

13/04/2023 - HCPA -Trabalhadoras (es) entram em estado de greve!

Júlio Câmara - Comunicação

Reunidas (os) em assembleia geral na tarde de hoje (13), trabalhadoras (es) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre aprovaram o início do estado de greve! É uma sinalização ao governo, à direção do hospital e à sociedade de que poderão entrar em greve a qualquer momento. A decisão foi resultado da discussão em busca de caminhos para fazer com que a direção do HCPA inicie uma negociação com as entidades sindicais sobre o Acordo Coletivo de Trabalho, envolvendo o reajuste do Vale-Alimentação e a retomada da Remuneração Variável para todas e todos profissionais.

Atualização: Almoço da Luta em 18 de abril (terça)
A partir das 11h desta terça, dia 18, procure-nos no saguão de entrada do HCPA: ofereceremos almoço a você, e esteramos disponíveis para explicar o andamento da luta.
Participa da construção do teu futuro!

Assembleia decidiu entrar em estado de greve para buscar uma mesa de negociação com a direção do HCPA

Estado de greve em busca de negociação

Resgatando o histórico do movimento, o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, lembrou que no dia 28 de março foi protocolada a pauta de reivindicações na direção do hospital e até agora não receberam qualquer retorno.  Ele explicou que “a direção do hospital não está fazendo negociação com as entidades sindicais e isso gera um impasse. Não podemos depender a vida toda que a SEST nos dê um retorno. Assim, estamos propondo o estado de greve”.

Logo no início da assembleia, o representante das (os) trabalhadoras (es) no Conselho de Administração do HCPA, André Tiago Tartas, já havia apresentado informe sobre a reunião em Brasília com a SEST. A agenda construída pelos sindicatos foi levada à mesa e, embora haja disposição de diálogo, não há nenhum compromisso assumido com as reivindicações.

Exemplo do GHC

Valmor Guedes, diretor do Sindisaúde-RS e da Aserghc, usou a palavra para apontar a necessidade da base criar um problema para forçar a diretoria do HCPA a resolver a situação. “Temos que avançar na forma de organização e mobilização, sem fragmentação. O que nos une é o vínculo empregatício com o hospital, somos trabalhadores e vamos juntos num corpo só”. Concluindo, deu o exemplo do que os trabalhadores do Grupo Hospitalar Conceição decidiram na última assembleia: na próxima semana, irão em passeata do Hospital Cristo Redentor até o Hospital Conceição para dar visibilidade à luta.

Agenda de mobilização

Iniciado o estado de greve, a comissão de mobilização vai encaminhar a agenda de atividades para a semana que vem, onde estará inclusa uma nova edição do “Almoço da Luta” e um “Café da Luta” simultâneo a uma visita de representantes das (os) trabalhadoras (es) para buscar auxílio na Assembleia Legislativa. As datas e horários serão definidos e divulgados em breve.

DSC_1138 DSC_1133 DSC_1149 DSC_1147 DSC_1159 DSC_1187 DSC_1193 DSC_1141 DSC_1215 DSC_1206 DSC_1180 DSC_1218 DSC_1222 DSC_1233 DSC_1238 DSC_1245 DSC_1251