Nesta quinta-feira, 11 de maio, o Sindisaúde-RS e mais catorze entidades sindicais realizarão assembleia geral unificada dos trabalhadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - dentre outras pautas, a principal é a discussão sobre o Vale-Alimentação.
A assembleia será realizada na sede da Associação dos Servidores do Hospital de Clínicas (Ashclin), na Rua Ramiro Barcelos 2350, portão K, com primeira chamada às 13h e 30 min, e segunda e última chamada às 14 horas.
A presença em massa das categorias é de extrema importância, pois nosso Vale-Alimentação está em risco: no final de 2016, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, derrubou provisoriamente a súmula 277, que garantia a ultratividade do direito. Isso significava que, enquanto não se tinha um novo acordo coletivo, o anterior continuava vigente.
Se a decisão unilateral do Ministro não for reformada, nosso Vale-Alimentação corre sério risco. É por isso que apenas com a unidade da classe trabalhadora poderemos manter a força das negociações com os patrões.
Andamento das negociações
1) A pauta do V.A. definida em assembleia foi entregue à administração em 29/03;
2) nela, as categorias pedem reajuste do V.A. para duas cestas básicas, concessão do 13º V.A. e a manutenção do V.A. durante as negociações;
3) a administração informou que a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) só receberia as empresas públicas após 28/04.
4) Até o momento, não temos retorno sobre a data dessa reunião.
Edital convocando assembleia foi publicado no Correio do Povo de 4 de maio