NÃO, MARCHEZAN!
Há quase 9 meses, desde setembro de 2019, os (as) trabalhadores (as) do Imesf resistem junto ao Sindisaúde-RS e demais entidades de classe à tentativa de desmonte da saúde pública de Porto Alegre. Hoje (06) pela manhã, em mediação virtual do TRT-4, mais uma vez a categoria demonstrou coragem e confiança nos sindicatos, que levaram a conhecimento do Tribunal a decisão soberana dos trabalhadores.
Em consulta virtual autorizada pelo TRT-4 e com aderência de 65% da categoria representada, 86% dos consultados solicitaram aos sindicatos a negação à “proposta” da Prefeitura para a demissão em massa de, hoje, cerca de 1,5 mil funcionários (as). Com isso, a mediação no TRT-4 foi encerrada e a decisão vai para o 1º grau do Judiciário.
“Agora, é com a Justiça. O Sindisaúde-RS e demais sindicatos, enquanto entidades de representação dos trabalhadores, mostraram enorme coerência e força para lutar ao longo desses nove meses. Buscamos negociação o tempo inteiro: é notório para a sociedade portoalegrense que foi Marchezan que esticou a corda, nunca tendo comparecido a uma reunião com a categoria. Em meio à pandemia, mantivemos lives quase diárias informando os colegas sobre a situação, além de grupos de WhatsApp. A categoria, tendo muito clara toda a luta e resistência que foi levada a cabo, decidiu em massa por levar a decisão para a Justiça”, declarou o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, após a mediação.
Com muita fé, mas depois de MUITA luta: é assim que agora aguardaremos a decisão judicial sobre os trabalhadores e trabalhadoras do IMESF!
A consulta
Devido à pandemia de Covid-19, o TRT-4 autorizou que a consulta aos trabalhadores, extraordinariamente, fosse realizada por meios eletrônicos. Assim, os sindicatos (Sindisaúde-RS, Soergs e Sergs) realizaram uma pesquisa eletrônica junto à categoria em que, além da pergunta objetiva sobre o aceite ou rejeição da proposta, foram colocadas ainda outras questões para apresentação dos resultados ao Judiciário. O relatório com os resultados da pesquisa será apresentado ao Judiciário quando pertinente.
Aprovação do trabalho sindical
Mais de 60% dos trabalhadores responderam que os sindicatos foram “incansáveis” ou que “desempenharam brilhantemente seu papel” ao longo da luta. Apenas 15% desaprovaram o trabalho das entidades.
Números gerais
Número total de representados pelos três sindicatos: 805 trabalhadores
Número de trabalhadores representados que responderam à pesquisa: 516
Representativade da categoria: 65%
Relembre a luta!
São quase 9 meses de resistência. Agora, vamos para a Justiça não só com fé, mas depois de muita luta! Clique aqui para ler todas as notícias que publicamos a respeito do IMESF ao longo desses meses.