Home > Notícias > IMESF - Presidente Jesien se reúne com Ministro do STF para conversar sobre trabalhadoras (es)

04/10/2021 - IMESF - Presidente Jesien se reúne com Ministro do STF para conversar sobre trabalhadoras (es)

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Mais uma vez, em Brasília defendendo a categoria!

Assim como em 5 de agosto, quando o Sindisaúde-RS não mediu esforços e levou sua diretoria à Capital Federal para lutar pelo PL 2564, mais uma vez o sindicato foi a Brasília. Desta vez, o presidente Julio Jesien obteve uma agenda com o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Barroso, para conversar sobre os empregos dos quase 2 mil trabalhadores do IMESF. O encontro com o Ministro, realizado na última quinta (30), foi solicitação direta do sindicato e teve a intermediação da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), que se mantém firme na luta com o sindicato pelos milhares de trabalhadores.

"Uma agenda tremendamente importante, da qual saímos confiantes de que, mantendo a luta que continuamos fazendo já há 2 anos, poderemos retomar os direitos de milhares de colegas concursados, que perderam de forma totalmente absurda seus empregos. Tem água pra rolar ainda, e agora é manter a luta por aqui", explicou o presidente Jesien

Encontro tratou de ação movida pelo PC do B

A conversa com Barroso tratou, especificamente, da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 693, impetrada pelo PC do B. A ADPF em questão questiona atos administrativos do Município de Porto Alegre relacionados à extinção do Imesf, e também a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do RS que declarou a inconstitucionalidade da Lei Municipal que criou o Instituto.  “Essa ADPF caiu com o Ministro Luís Roberto Barroso, que havia concedido vistas à Controladoria-Geral da União", explicou Jesien ainda na semana passada. Nesse meio tempo, o sindicato vinha pleiteando essa agenda com o Ministro, que ocorreu nesta quinta-feira.