Home > Notícias > IMESF - Reunião com prefeito Melo busca reaproveitamento de mais de 500 trabalhadores (as)

16/11/2021 - IMESF - Reunião com prefeito Melo busca reaproveitamento de mais de 500 trabalhadores (as)

Na manhã desta terça-feira (16), o Sindisaúde-RS, outras entidades da saúde, como Sergs, Sindacs, Associação dos ACS e Conselho Municipal de Saúde, além de vereadores (as) e deputados (as), reuniram-se com o prefeito Sebastião Melo na sede do Executivo Municipal. Na pauta, centenas de empregos de Agentes Comunitários de Saúde do IMESF, luta que as entidades mantém há mais de 2 anos.

Reunião com Melo na sede do Executivo Municipal

Encaminhamentos

As entidades de classe e parlamentares solicitaram ao prefeito que trabalhe junto  à Câmara de Vereadores, auxiliando a pausar a tramitação do projeto que, em sua configuração atual, trata do reaproveitamento de apenas 351 colegas do IMESF. O Sindisaúde-RS e demais entidades buscam que outros (as) 158 colegas, previstos de serem demitidos, sejam inseridos nesse reaproveitamento.

Até o momento, Melo se comprometeu apenas com a criação de um Grupo de Trabalho (GT), envolvendo as Secretarias de Saúde e de Atenção Primária à Saúde, para que uma alternativa seja criada, envolvendo o reaproveitamento desse total de 509 colegas. Na reunião, a Prefeitura manteve ainda sua posição quanto ao fim do IMESF, mas garantiu que não será votado nenhum projeto de redução dos Agentes Comunitários de Saúde pela Câmara neste momento, enquanto se busca um melhor encaminhamento a ser construído pelo GT instituído pelo prefeito.

Presenças

Representando a gestão, além do prefeito Melo, estiveram presentes o Secretário de Saúde, Mauro Sparta, e o Secretário de Governança, Cassio Trogildo. Já pelos trabalhadores, fizeram-se presentes Sindisaúde-RS, Sergs, Sindacs, Associação dos ACS e Conselho Municipal de Saúde, a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), as deputadas estaduais Luciana Genro (PSOL) e Sofia Cavedon (PT), e os vereadores Jonas Reis, Aldacir Oliboni e Leonel Radde, todos do PT, além da vereadora Cláudia Araújo (PSD). Também participaram trabalhadores na ativa e demitidos, contratados via concurso para atuar na Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família.

Presenças a favor dos trabalhadores

Crédito das fotos: Acir Paloschi (Gabinete vereador Oliboni)