Home > Notícias > MÃE DE DEUS - Sindisaúde-RS acorda novos pontos com a gestão durante enchente

27/05/2024 - MÃE DE DEUS - Sindisaúde-RS acorda novos pontos com a gestão durante enchente

Letícia Giacomelli - Comunicação

Desde o início da crise climática que assolou o estado, o Sindisaúde-RS vem mantendo negociações com as unidades de saúde afetadas na busca por garantir a segurança dos trabalhadores. O Hospital Mãe de Deus, que precisou fechar as portas, ainda no início de maio, por conta dos alagamentos no bairro Menino Deus, teve seus funcionários ou colocados em férias compulsórias, ou deslocados para outras unidades.

Isso gerou uma série de incertezas dentre a categoria. Por isso, ao longo das últimas semanas, o sindicato manteve discussões com a gestão do hospital.

Os avanços nas negociações vêm sendo informados através de lives no canal do Youtube do sindicato. A mais recente aconteceu na última sexta-feira (24) e atualizou as principais questões relativas às preocupações da categoria.

Live ocorreu no canal do Youtube do Sindisaúde-RS na última sexta à noite

E entre no grupo de WhatsApp com a diretoria clicando aqui!
É lá que as dúvidas mais urgentes são tiradas.

Principais pontos abordados na últime live

• Os empréstimos consignados em vigência serão suspensos na folha de pagamento dos meses de maio e junho, sendo estas parcelas inseridas ao final do contrato, sem acréscimos de juros.

• A administração informou que ainda não foi possível acessar a área de vestiários. Portanto, não há atualização sobre as condições dos pertences lá deixados.

• Os dias que não forem trabalhos pela impossibilidade de operação do hospital serão abonados integralmente até 06 de maio. A partir dessa data, não haverá pagamento de adicional noturno para quem não está trabalhando. Já funcionárias(os) redirecionados a outros hospitais receberão normalmente. Os horistas também serão abonados até o dia 06 e estão dispensados a partir do dia 07.

• Aqueles em contrato de 90 dias devem aguardar contato do RH do hospital informando a finalização.

• Para os que não receberam a quinzena, o pagamento será feito junto ao salário do mês.

• Para os que serão colocados em férias a partir do dia 29, o pagamento acontecerá, antecipadamente, no dia 28. O terço de férias referente a quinze dias de férias, será pago no quinto dia útil. Quem entrou em férias nos dia 13 e 16 receberá o terço no pagamento no inicio do mês.

Sobre manutenção do adicional noturno e 10 dias de descanso remunerado extras

O sindicato ainda pleiteia, junto à gestão do hospital, a manutenção do adicional noturno e, pelo menos, 10 dias de descanso remunerado aos profissionais após a normalização dos serviços. Isso porque as(os) trabalhadores(as) foram colocadas(os) em férias de forma massiva e compulsória, dada a tragédia. “Na verdade, as pessoas vão acabar tirando todas as suas férias nesse período e, sejamos honestos, ninguém descansa em um momento como esse. As férias agora resolvem um  problema do hospital, mas quando os trabalhadores precisarem realmente descansar, não terão tido esses dias. Por isso, buscamos fechar essa negociação, que nos parece bem razoável”, defendeu Julio Jesien, presidente do Sindisaúde-RS.