Home > Notícias > MEDIAÇÃO NO TRT-4 ABRE NOVO PRAZO DE OPOSIÇÃO PARA MOINHOS DE VENTO E MÃE DE DEUS

03/01/2022 - MEDIAÇÃO NO TRT-4 ABRE NOVO PRAZO DE OPOSIÇÃO PARA MOINHOS DE VENTO E MÃE DE DEUS

Diretoria Sindisaúde/RS

A COLEGAS DO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO E MÃE DE DEUS!

Atenção!
A mediação informada abaixo se refere à negociação fechada ainda em junho de 2021 entre Sindisaúde-RS e Sindihospa, e à reabertura do prazo de oposição à cota negocial dessa negociação especificamente para trabalhadores (as) do Mãe de Deus e Moinhos de Vento. O prazo de oposição referente à negociação aprovada pela categoria em 22/12/21, entre os mesmos sindicatos, abrirá apenas em 17 de janeiro.

Todos os anos, os sindicatos profissionais signatários realizam negociações coletivas com o SINDIHOSPA, entidade patronal que representa o Hospital Moinhos de Vento e Mãe de Deus, com o objetivo de garantir condições de trabalho dignas e recomposição salarial a todos os que trabalham em hospitais privados e públicos da capital. Isso significa também garantir que direitos historicamente conquistados pelas categorias não sejam retirados. Afinal, talvez você não saiba, mas no Brasil vigora a livre negociação coletiva desde 2001 (Lei 10.192). Se o teu sindicato não alcança uma negociação com a patronal, você pode ficar sem reajuste salarial e sem os direitos históricos da Convenção Coletiva.

Após intensa negociação e com a colaboração de todos os Sindicatos e Hospitais, foi possível renovar as Convenções Coletivas de Trabalho com o SINDIHOSPA, garantindo a manutenção integral dos direitos – que não são definitivos e sim fruto da negociação anual - como o adicional noturno de 50%, o quinquênio de 5%, o adicional sobre horas-extras a 100%, as licenças remuneradas, dentre outros tantos (confira CCT no site de seu sindicato).

Também foi possível garantir o repasse do INPC de 2020, bem como o compromisso do sindicato patronal de retomar a negociação coletiva com vistas à obtenção do reajuste salarial de 2021. Nas respectivas assembleias, as categorias aprovaram as Convenções Coletivas, definiram contribuições a favor de seu sindicato e garantiram o direito à oposição dos trabalhadores que não desejarem contribuir financeiramente com a cota negocial (confira a cláusula da CCT mais abaixo).

Devido à negociação ocorrida entre os Sindicatos e o Hospital Moinhos de Vento e Mãe de Deus, na mediação realizada junto ao Tribunal Regional do Trabalho, o prazo para manifestação de oposição foi reaberto (de 3 a 7 de janeiro 2022), devendo ser realizada na forma prevista na cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho firmada por seu sindicato (de modo presencial). Ver no site de seu sindicato. Não havendo oposição, o valor da contribuição será descontado na folha de pagamento do mês de janeiro de 2022, na forma prevista na cláusula normativa (confira a cláusula da CCT no site de seu sindicato).

A sua participação e contribuição econômica é fundamental para que o sindicato possa seguir existindo e lutando por seus direitos! A representação coletiva dos trabalhadores precisa ser defendida e sustentada por você, colega! Faça a sua parte, não faça oposição!

A luta por trabalho digno é de todos nós! Somente unidos temos força!

COMPARE!

Informações para entrega do termo

A quem interessa essa informação?

A trabalhadoras (es) representados pelo Sindisaúde-RS nos hospitais Moinhos de Vento e Mãe de Deus. O prazo reaberto pelo Judiciário é referente à negociação aprovada ainda em junho de 2021.

Prazo para entrega do termo

Começou em 03/01/2022 e se encerrará no dia 07/01/2022.

Horário para entrega do termo

Entre 9h e 11h30min; e entre as 13h30min e 16h30min. Observe, portanto, que há um intervalo entre 11h30min e 13h30min em que não serão aceitos termos de oposição.

Formalidades para entrega do termo

Atenção: as regras que seguem foram instituídas na assembleia para evitar que empregadores influenciem trabalhadores sem consciência de classe a entregar o termo e enfraquecer a entidade sindical.

- Firmado de próprio punho, em duas vias, em folha de ofício.

- Entregue em ato personalíssimo, ou seja, entregue pelo titular na sede do sindicato, na Rua Vicente da Fontoura, 2280.

Atenção
- Conforme NR 32, o sindicato informa que não receberá, dentro da sede da entidade, trabalhadores vestindo uniforme do seu local de trabalho.
- A negociação entre Sindisaúde-RS e Sindihospa referente à data-base abril/2021 terá prazo para oposição aberto apenas em 17/01/22.