Home > Notícias > Mobilizações provocam lançamento da "Frente Parlamentar pelo Beneficência"

14/12/2017 - Mobilizações provocam lançamento da "Frente Parlamentar pelo Beneficência"


Compartilhe nas suas redes sociais!


Comunicação Sindicato

Já são meses de luta dos trabalhadores do Hospital Beneficência Portuguesa e do Sindisaúde-RS. Após quase dez atos, visitas e reuniões nas últimas semanas e a solicitação da Secretaria de Saúde pela saída do antigo gestor, José Antônio Pereira, que acabou pedindo demissão, hoje os funcionários da casa passaram a vislumbrar esperança. Foi lançada no salão nobre do hospital a Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Beneficência Portuguesa, com a presença do Sindisaúde-RS, demais entidades do setor e os deputados Pedro Ruas (PSOL) e Jeferson Fernandes (PT).

Lançamento da frente abre possibilidades para os trabalhadores do Beneficência Portuguesa

"Todo o barulho que a gente fez aqui no Beneficência foi para chamar a atenção para essa situação que já vinha há tempos", falou a diretora do Sindisaúde-RS, Ana Paula Capra, convidada para representar os trabalhadores no lançamento da frente. A delegada sindical na instituição, Cláudia Regina dos Santos, emocionou-se ao vislumbrar a possibilidade de recuperação do local onde trabalha há anos e ressarcimento dos danos sofridos por seus colegas de trabalho. Os trabalhadores continuam sem receber salários, mesmo após a saída do antigo gestor.

Ana Paula Capra representou os trabalhadores na comissão de lançamento

A delegada sindical no Beneficência Portuguesa, Cláudia Regina Santos, está desligada da instituição há quase dois anos em represália à sua luta pelos trabalhadores. Hoje, emocionou-se ao ver se abrirem novas possibilidades para o hospital e seus colegas

Propostas

Uma das possibilidades mais imediatas de recuperação para o hospital elencada hoje é a cedência, por parte da Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA), de professores, residentes e pós-graduandos para trabalhar no Beneficência. Isso faria com que voltasse a haver produção no hospital e, consequentemente, renda para financiar a instituição. "Isso pode ser de imediato. Basta a gestão aceitar", comentou o represente da UFCSPA no evento, dr. Paulo Roberto Fontes, que encampa ainda a possibilidade de o hospital se tornar universitário.

Presentes

Representaram o Sindisaúde-RS no lançamento da frente a diretora Ana Paula Capra, os diretores Ricardo Sarmanho e Paulo Cláudio, a assessora de diretoria Maristela Moura e a delegada sindical Cláudia Regina Santos. Também estiveram presentes o Simers, com Germano Bonow, o novo diretor do hospital, Augusto Veit e demais integrantes da gestão. Representando a UFCSPA, o dr. Paulo Roberto Fontes.

Antes do evento, a diretoria do sindicato conversou com o deputado Pedro Ruas em frente ao hospital, explicando os problemas que ocorrem há anos no hospital



DSC_0276 DSC_0312 DSC_0318 DSC_0328