Home > Notícias > OBSERVA SUS – Parceria entre Sindisaúde-RS e Escola de Enfermagem vai mapear práticas de gestão em saúde

01/10/2024 - OBSERVA SUS – Parceria entre Sindisaúde-RS e Escola de Enfermagem vai mapear práticas de gestão em saúde

O Sindisaúde-RS promoveu, na manhã desta terça-feira (01), reunião de organização estratégica do “Observatório de Políticas Públicas de Saúde - Observa SUS”, projeto que teve seu desenvolvimento interrompido pelas intercorrências climáticas pelas quais o Rio Grande do Sul passou. Parceria entre o sindicato, a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio grande do Sul (EEnf-UFRGS) e o Sergs, a iniciativa tem o objetivo de fazer monitoramento e análise de informações dos processos e práticas de gestão pública em Saúde que impactam a vida das(os) trabalhadoras(es).

Coordenado pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o médico especializado em Medicina de Família e Comunidade e mestre em Saúde Pública, Alcides Silva de Miranda, o programa deve produzir relatórios regulares e periódicos com análises sobre as informações monitoradas para os sindicatos e também poderá subsidiar instâncias de Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), como os Conselhos Municipais, Regionais e Estadual de Saúde.

A realização do projeto não implica aportes financeiros entre as instituições e terá duração de dois anos. Os dados coletados permitirão que o Sindisaúde-RS seja mais propositivo em relação às demandas da categoria, já que desenhará um mapa da situação e investimentos da saúde.