Home > Notícias > SÃO LOURENÇO - Trabalhadores da Santa Casa protestam e decidem fazer assembleia de greve!

23/08/2023 - SÃO LOURENÇO - Trabalhadores da Santa Casa protestam e decidem fazer assembleia de greve!

Júlio Câmara - Comunicação
Confira a matéria da RBS TV sobre a tua luta, trabalhador (a)!

A indignação tomou conta dos funcionários que sofrem com salários atrasados

Trabalhadoras e trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, apoiadas (os) pelo Sindisaúde-RS, protestaram contra uma série de abusos a que vem sendo submetidos pela gestão do hospital - um os pedidos da categoria é, inclusive, a troca do administrador e do consultor atuais. São vários problemas: atraso salarial desde janeiro, não pagamento de FGTS e INSS, e parcelamento das férias. Para agravar a situação, uma péssima administração e acúmulo de dívidas, que inclusive ameaçam a população e a categoria com a possibilidade de fechamento do hospital.

A manifestação reuniu dezenas de trabalhadoras (es). Elas (es) percorreram as ruas de São Lourenço distribuindo uma carta aberta à população, na qual informaram sobre a situação e denunciaram o risco que corre a cidade.

Passeata recebeu bastante apoio da população, preocupada com o futuro do hospital

Hospital é referência para 20 municípios

Atualmente, a Santa Casa oferece atendimento à população de São Lourenço e de outros 19 municípios da região. Portanto, essa é uma questão que demanda cooperação entre trabalhadoras (es), governos e a própria administração do hospital. No entanto, a postura do administrador é de grande falta de transparência e diálogo, e um ambiente contaminado por assédio se instalou na instituição.

Categoria lotou o ato

Reunião com gestão não traz avanços, e categoria decide fazer assembleia de greve na próxima semana

Uma reunião entre a diretoria do Sindisaúde-RS, os trabalhadores e a gestão do hospital foi realizada para apresentar os problemas e buscar soluções. No entanto, não foram registrados avanços significativos ou qualquer sinal de esperança para a resolução da crise que afeta os trabalhadores.

Diante dessa situação, os trabalhadores decidiram convocar uma assembleia para a próxima quinta-feira (31), a partir das 14 horas em última chamada, em frente ao hospital. Na pauta, avaliação sobre início de paralisação até que os problemas sejam resolvidos. O edital de convocação será publicado amanhã, dia 24 de agosto.