Dizem que não há racismo no Brasil. Talvez essa seja a maior das violências contra a população negra, pois tira dessa população o direito de se expressar contra a injustiça. Uma população que é marginalizada, tem sua estética depreciada e sua cultura menosprezada. Mas, que tem participação fundamental na construção da história do país.
Por isso, o Sindisaúde convida a todos para o Seminário “Consciência é todo dia”, com objetivo de levar à categoria uma reflexão profunda sobre o tema e dar destaque ao debate sobre a questão racial.
Fora da África, o Brasil é o país mais negro do mundo. Estatísticas mostram que 52% da população brasileira é negra e/ou afrodescendente.
Porém, o negro ainda luta por liberdade e igualdade. Os jovens negros brasileiros têm quase quatro vezes mais chances de serem mortos do que um branco. Em 2016, as mulheres negras ainda recebem os menores salários.
Pensar em Consciência Negra e se fazer consciente é buscar promover espaços que busquem discutir uma sociedade mais democrática. É construir um mundo onde você e o outro podem ser quem são. Refletir sobre isso, é o que nos faz conscientes.
“Existe uma história do povo negro sem o Brasil. Mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro”
(Januário Garcia)
---------->>>>>>>>>>>>>>Para se inscrever, clique AQUI e preencha o formulário
---
DATA: 23/11/16
LOCAL: SINDISPREV (Leonardo Truda, 40)
PROGRAMAÇÃO
8h30 - Abertura
8h45 - Religião de Matriz Africana: Hino nacional da Umbanda + Benção, com Nora Farias
9h - Beleza, Cidadania e Cultura Afrobrasileira, com Franquilina Cardoso (pedagoga e coordenadora do CEPPIR GHC)
10h - Intervalo: Cofee Break
10h15 - A invisibilidade na Saúde, com Cláudia Santos (Enfermeira Licenciada e graduada pela UNISINOS, Mestre em Dor e Neuro Modulção pela UFRGS e vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros-RS)
11h30 - Atração Cultural: Cláudia Barulho & Helder (voz e violão)
12h - Intervalo: Almoço
14h - Racismo e Ações Afirmativas
16h - Cofee Break
16h45 - Atração Cultural: Cláudia Barulho & Rogério 7 Cordas (voz e violão)
17h- Encerramento: sorteio de brindes, entrega de certificados e camisetas.