Home > Notícias > SINDIBERF (FILANTRÓPICOS) – Sem ceder desde abril, Sindisaúde-RS propõe fechar negociações 23 e 24 conjuntamente, já com aumento real compensatório

17/01/2024 - SINDIBERF (FILANTRÓPICOS) – Sem ceder desde abril, Sindisaúde-RS propõe fechar negociações 23 e 24 conjuntamente, já com aumento real compensatório

Campanha Salarial 2023

Nova mediação ocorreu ontem (16) no TRT-4

Ao longo desses meses de negociação sobre a Convenção Coletiva data-base abril/23, o Sindisaúde-RS vem resistindo ao Sindiberf (representante dos filantrópicos) e sua completa falta de reconhecimento sobre as perdas da categoria pelos parcelamentos pós data-base, especialmente durante a pandemia. Com isso, ontem (16) Sindisaúde-RS e demais sindicatos reformularam sua proposta original para tentar um consenso. Os sindicatos passaram a pedir o fechamento das negociações de 2023 e 2024 em conjunto, já com aumento real compensatório.

Entenda o impasse

A patronal vem propondo uma negociação muito rebaixada, com reajuste de 4,5% (inflação foi de 4,36%) retroativo apenas a novembro/23. Já o Sindisaúde-RS vinha pedindo reajuste com retroatividade à data-base (abril/2023) e abono salarial, tal qual fechado com a outra grande patronal, o Sindihospa (representante do GHC, HCPA e empresas privadas em POA).

A nova proposta do Sindisaúde-RS e demais sindicatos

Com a resistência da patronal em prestar reconhecimento à categoria, os sindicatos formularam ontem a proposta abaixo:

• Fechamento conjunto das negociações de 2023 e 2024.
  • Negociação 2023: sindicatos aceitam reajuste de 4,5% (inflação foi de 4,36%) retroativo a novembro/23, em vez de retroatividade à data-base (abril/23).
  • Negociação 2024: pagamento automático da inflação do próximo período na próxima data-base (abril/24), somado a 2% de aumento real como forma de compensar as perdas de negociações anteriores.
  • Manutenção de direitos históricos, superiores à CLT, até abril de 2025 (clique aqui para um resumo desses direitos).

O Sindiberf se comprometeu a levar a proposta para discussão em assembleia patronal, e prometeu um retorno, ainda que informal, o mais breve possível.

Palavra do Sindisaúde-RS
“Com essa proposta, estamos demonstrando a todos envolvidos na negociação a mais ampla razoabilidade frente à resistência da patronal em dar o justo reconhecimento às (os) trabalhadoras (es). Caso os patrões dos filantrópicos enfim aceitem essa nova fórmula, levaremos a proposta para as categorias votarem em assembleia”, declarou o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien. Ele representou a categoria na mesa junto ao diretor Arlindo Ritter. A advogada Raquel Paese (Paese, Ferreira) prestou a assessoria jurídica. Também participaram Sergs, Sindifars e Sinditest.

Nova mediação

Está marcada para o dia 29 de janeiro, às 10 horas

Observação

Por conta das tratativas ao longo da mediação, alguns hospitais já pagaram reajuste de 4,5% em novembro.

Crédito das fotos: Valmor Guedes