O Sindisaúde-RS compareceu ontem à reunião convocada pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade com os funcionários do Grupo GAMP, que administra o HU, HPS, UPAs e CAPS da cidade. Na sexta-feira passada, a pressão realizada pelos trabalhadores e sindicalistas em reunião com o prefeito e com a secretária de saúde, Rosa Groenwald, foi preponderante para que o Grupo GAMP quitasse os atrasados com seus funcionários. Rosa, então, percebeu a necessidade de abrir uma ponte com a classe trabalhadora, visando tanto à melhorias na gestão da Saúde canoense, bem como a assegurar direitos trabalhistas que vêm sendo constantemente desrespeitados na cidade.
Da esquerda para a direita na foto: João Gonçalves (azul claro), diretor do Sindisaúde-RS; o diretor de Assuntos do Interior, Julio Duarte (de costas), e a Secretária Municipal, Rosa Groenwald, de branco, em reunião com os trabalhadores de Canoas
"A ideia que a Secretária expôs foi de que tanto os trabalhadores informem a ela sobre os absurdos que vêm sendo praticados na gestão da Saúde canoense, quanto ela possa se nutrir de informações que melhorem a qualidade dos serviços prestados pelo Município", afirmou o diretor de Assuntos do Interior, Júlio Duarte. Ele comentou ainda que a comissão formada já começou a mostrar resultados logo no primeiro dia: a TV Record exibiu reportagem hoje, em seu principal programa, o Balanço Geral, sobre as denúncias relacionadas ao péssimo recolhimento do lixo no Hospital Universitário. Clique aqui para assistir.
Amanhã Duarte voltará à cidade para encontrar os funcionários do Hospital Nossa Senhora das Graças, o Gracinha, outra instituição que o sindicato vem acompanhando com afinco, devido aos inúmeros problemas relatados.
Nota da Secretaria Municipal
"A Secretária Municipal de Saúde de Canoas, Rosa Maria Groenwald, oficializa a criação de comissão formada por funcionários do Hospital Universitário (HU), Hospital de Pronto Socorro (HPSC), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), além da representação sindical do Sindisaúde-RS. Por meio de uma recíproca troca de informações, temos o objetivo de desenvolver ações conjuntas que visem ao atendimento dos serviços de saúde, bem como à manutenção dos direitos dos trabalhadores, com unidade e coesão de objetivos."