A técnica de enfermagem, Marizur Daiello Jung, foi reintegrada hoje a sua função no Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF). Marizur havia sido demitida injustamente em outubro de 2015, após ter apresentado os primeiros sintomas de um quadro depressivo agudo; à época, o empregador justificou a dispensa alegando abandono de emprego.
Entretanto, o corpo jurídico do Sindisaúde-RS entrou em ação, e questionou o motivo demissional, alegando que a própria doença justificava a incomunicabilidade e autoreclusão da trabalhadora. O argumento convenceu o Judiciário, que determinou a reintegração, efetuada nesta quinta-feira.
Agora, Marizur aguarda ainda o resultado de um novo julgamento, que decidirá se ela receberá pelo INSS os valores devidos pelo tempo em que esteve demitida. A assessoria jurídica do sindicato, representada pelo Escritório Paese & Ferreira Advogados Associados, expressou confiança numa decisão positiva.
Apoio do Sindisaúde-RS
Durante este período, a trabalhadora recebeu auxílio jurídico e psicológico do sindicato. "O apoio do Sindisaúde foi fundamental pro meu tratamento. Estou frequentando o psiquiatra e também o grupo de Psicologia do sindicato, todas as terças", conta Marizur.
Estiveram acompanhando a reintegração o secretário-geral do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, o diretor de Formação Sindical, Paulo Vargas, e a assessora, Maristela Moura.
Marizur chegou acompanhada do sindicato e da oficial de Justiça.
A trabalhadora conquistou o direito de ser reitegrada à sua função após auxílio do sindicato.
Fotos: Gabrielle de Paula/ Assessoria Sindisaúde-RS