Home > Notícias > UNIMED ENCOSTA DA SERRA - Mais uma negociação com aumento real para a base do Sindisaúde-RS!

18/08/2023 - UNIMED ENCOSTA DA SERRA - Mais uma negociação com aumento real para a base do Sindisaúde-RS!

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Campanha Salarial 2023

Mais um Acordo Coletivo com aumento real negociado pelo Sindisaúde-RS em 2023! Dessa vez, foi para a categoria representada pelo sindicato na Unimed Encosta da Serra, que receberá 5% de reajuste salarial após ter aprovado a negociação com ampla maioria em assembleia presencial na tarde desta sexta-feira, realizada no auditório da empresa, em Taquara.

Este novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), documento que define legalmente reajuste salarial (que não está previsto na lei brasileira) e uma série de direitos que os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS possuem, também trará reajuste de 5% no Vale-Alimentação.

Cada um dos reajustes confere 1,17% de aumento real. Aumento real significa que, além da reposição das perdas pela inflação de 3,83%, a categoria terá o salário e o Vale com seu poder de compra aumentado em 1,17%.

Por fim, a empresa afirmou que pagará o piso da enfermagem na forma da lei, não havendo necessidade de Acordo Coletivo. A Unimed ES também afirmou que irá agir na forma da lei no que diz respeito à pauta da área de descanso. A empresa também solicitou a formação de um grupo de trabalho para "análise da sinistralidade do plano de saúde". Segundo a gestão, "para evitar prejuízos".

O presidente Julio Jesien e os diretores Júlio Duarte e Cláudio Lima viajaram a Taquara para a assembleia.

Assembleia foi presencial no auditório da empresa. O presidente Julio Jesien dirigiu os trabalhos (fotos: Cláudio Lima e Júlio Duarte)

Proposta aprovada
Reajuste salarial: 5% (3,83% da inflação + 1,17% de aumento real)
Vale-Alimentação: 5% (3,83% da inflação + 1,17% de aumento real)
Manutenção dos demais direitos já conquistados em ACTs anteriores (clique aqui e confira o documento da última negociação).

Cota negocial: sócios não pagam!

A cota negocial será paga apenas por não sócias (os) do sindicato, no valor de 1 (um) dia de trabalho do salário-base, em duas parcelas, nos meses de setembro e outubro. A cota é totalmente revertida para o trabalho sindical, não para a Unimed Encosta da Serra, e é uma forma que o sindicato encontra para que também as pessoas que não financiam o trabalho sindical através da mensalidade social contribuam com o trabalho de negociação coletiva, já que ele beneficia toda a categoria. Está amparada em TAC firmado junto ao Ministério Público do Trabalho e, mais recentemente, o STF ja formou maioria na ARE 1018459, que permite o desconto da cota negocial aprovada em assembleia da categoria.

Não se esqueça que, para manter toda nossa estrutura e luta por ti, o que reverte em reajuste salarial todos anos e um amplo Acordo Coletivo com vários direitos acima da lei para todos, precisamos do financiamento da base.
Atenção: sócios não pagam cota negocial!

Termo de oposição à cota negocial

Mesmo assim, o sindicato disponibilizará prazo para termo de oposição, que será oportunamente informado aqui em nosso site.

Você sabia?

Reajuste salarial automático não existe desde 1992

Desde o governo Collor, vigora no Brasil a livre negociação (Lei Nº 8.542/92). Isso significa que o seu reajuste só existe porque você tem um sindicato forte negociando. Do contrário, seu salário poderia ficar congelado sempre. Zero por cento, isso mesmo.

Que direitos além da CLT o Sindisaúde-RS traz para você, da Unimed Federação RS?
Vale-Alimentação, Vale-Refeição, auxílio home office e auxílio-educação: são direitos que você só tem por causa do Acordo Coletivo. Eles não existem na lei trabalhista.

E você pode perder todos esses direitos
ultratividade da norma é o conceito jurídico que garantia a continuidade de direitos historicamente conquistados nas negociações. Foi suspenso em 2016. Com isso, direitos históricos podem ser suspensos ou derrubados pelas gestões se o sindicato de classe não for forte.

WhatsApp Image 2023-08-18 at 20.08.48 (1) WhatsApp Image 2023-08-18 at 20.08.48 WhatsApp Image 2023-08-18 at 20.08.48 (2) WhatsApp Image 2023-08-18 at 20.08.49 (2)