Home > Notícias > UNIMED FEDERAÇÃO/RS - Aprovado: aumento real de quase 3x a inflação no Vale-Refeição e reposição das perdas no salário e nos benefícios!

30/08/2024 - UNIMED FEDERAÇÃO/RS - Aprovado: aumento real de quase 3x a inflação no Vale-Refeição e reposição das perdas no salário e nos benefícios!

Campanha Salarial 2024

Após assembleia realizada na tarde de quinta-feira (29) no canal do Youtube do Sindisaúde-RS (clique aqui para seguir), a categoria representada pelo sindicato na Unimed Federação RS aprovou hoje, com 87% de votos favoráveis, a contraproposta patronal para novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), documento que define legalmente reajuste salarial (que não está previsto na lei brasileira) e uma série de direitos que os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS possuem. Os Vales Alimentação e Refeição, o Auxílio-Educação e o quinquênio, por exemplo, são alguns desses direitos que você, da Unimed Federação/RS, só recebe por causa da negociação sindical, pois não existem na lei trabalhista.

Com isso, haverá reajuste de 9% no Vale-Refeição, além de reposição de todas as perdas (3,23%), no salário e nos benefícios, com retroatividade! Foram 141 votos a favor da contraproposta, 19 contrários e 02 abstenções, de um total de 162 votantes.

Resultado final

A negociação

O diretor Arlindo Ritter, o advogado Silvio Boff (Paese, Ferreira) e os membros da comissão de negociação Filipe Kruger, Ana Jardim e Denis Peixoto Nunes conduziram a assembleia. Os membros da comissão, que são colegas trabalhadoras da Unimed Federação/RS, destacaram a enorme dificuldade que 2024 apresentou. Segundo eles, a empresa não se comunicou corretamente com as(os) trabalhadoras(es), pois durante as conversas, alegou enormes dificuldades financeiras (provavelmente provenientes de outros ativos), enquanto que a categoria teve, ao longo do ano, uma constante impressão de boa saúde financeira.

Assembleia foi virtual no canal do Youtube do Sindisaúde-RS

Assim, a empresa chegou a apresentar proposta de reajuste abaixo da inflação do período nas primeiras reuniões. Após um total de 4 encontros, o Sindisaúde-RS e a comissão enfim obtiveram uma proposta com reparação total das perdas salariais e nos benefícios (exceto no home office, que ficou sem 4 reais de reajuste). Com o argumento da enchente, sindicato e comissão obtiveram ainda um aumento real de quase três vezes o valor da inflação do período no Vale-Refeição.

Proposta aprovada
Todos percentuais de reajuste com retroatividade a maio
Reajuste salarial: 3,23% (inflação do período)
Vale-Refeição: 9% (3,23% da inflação + 5,86% de ganho real, passando para R$ 36)
Vale-Alimentação: 3,23% (inflação do período)
Auxílio-creche: 3,23% (inflação do período)
Auxílio-educação: 3,23% (inflação do período)
Home-office: mantido em R$ 120
Manutenção dos demais direitos já conquistados em ACTs anteriores (clique aqui e confira o documento da última negociação).
Confira a resposta da gestão a demais itens da pauta clicando aqui!

Cota negocial: sócios não pagam!

A cota negocial será paga apenas por não sócias (os) do sindicato, no valor de 1 (um) dia de trabalho do salário-base, e é totalmente revertida para o trabalho sindical, não para a Unimed Federação/RS.

Se você votou na proposta, deve ter respondido nosso questionário sobre conhecimento do trabalho sindical. Viu quanta coisa você tem a mais do que a lei por causa do Sindisaúde-RS?

Por isso é que te pedimos: sindicalização ou cota negocial. Escolha. Mas não negue.

Termo de oposição

O sindicato disponibiliza prazo para termo de oposição à cota, que pode ser entregue por qualquer um que, mesmo beneficiado, tenha seus motivos para não querer contribuir com o coletivo. O prazo para entrega de termo de oposição será pertinentemente informado.

Orientações para entrega do termo

Será garantido o direito de manifestação contrária do trabalhador em relação à cota negocial autorizada em assembleia, desde que realizada de forma individual, pessoal e com termo redigido de próprio punho pelo trabalhador, que deve ser entregue pessoalmente na sede do Sindisaúde-RS (Rua Vicente da Fontoura, 2280). A cópia, carimbada pela entidade sindical, deve ser entregue ao RH da empresa.

As formalidades são as que seguem. Lembre-se: atuais sócios, bem como novos sócios até a data da assinatura da proposta, não pagarão cota.

Valor da cota

Um (1) dia do teu salário-base. Esse valor é pago somente uma vez.

Prazo para entrega do termo

A confirmar.

Horário para entrega do termo

Entre 9h e 11h30min; e entre as 13h30min e 16h30min. Observe, portanto, que há um intervalo entre 11h30min e 13h30min em que não serão aceitos termos de oposição.

Formalidades para entrega do termo

Atenção: as regras que seguem foram instituídas para evitar que empregadores influenciem trabalhadores a entregar o termo e enfraquecer a entidade sindical.

- A entrega do termo de oposição, redigido de próprio punho pelo trabalhador, em duas vias, em folha de ofício, deve ser realizada de forma individual e pessoal na sede do Sindisaúde-RS (Rua Vicente da Fontoura, 2280). A cópia carimbada pela entidade sindical deve ser entregue ao RH da empresa.

- Entregue em ato personalíssimo, ou seja, entregue pelo titular na sede do sindicato, na Rua Vicente da Fontoura, 2280.

Atenção
O sindicato solicita à categoria que observe a NR 32 no que diz respeito ao uso de uniforme fora do seu local de trabalho.