Home > Notícias > UNIMED FEDERAÇÃO/RS - Dia 7 abre o prazo para entrega de termo de oposição à cota negocial

04/08/2023 - UNIMED FEDERAÇÃO/RS - Dia 7 abre o prazo para entrega de termo de oposição à cota negocial

Você sabe o que é a cota negocial em favor do sindicato?
Em outras negociações nossas, temos notado que muitas pessoas têm vindo ao Sindisaúde-RS entregar termo de oposição à cota negocial sem sequer saber do que ela se trata. Inclusive, pessoas que têm vindo entregar termo de oposição achando que estão ajudando o sindicato!
Colega da Unimed Federação, a cota negocial nada mais é do que o valor de 1 dia do teu trabalho, paga uma única vez. Ela é uma forma para que, já que todos são beneficiados pelas nossas negociações coletivas independente de serem sócios do sindicato ou não, todos contribuam um pouco com a manutenção desse trabalho sindical anual. Em 2023, nossa negociação trará para você: reajuste salarial com aumento real e retroatividade a maio, 16,4% de reajuste no Vale-Refeição, 3,83% no Vale-Alimentação e nos auxílios creche e educação, e auxílio home office de R$ 120
Além de te pedir a consciência de não entregar termo de oposição à cota, vamos fazer um relato pelo lado humano.
Nós, diretoria e funcionários do Sindisaúde-RS, trabalhamos muito por aqui para que você tenha reajuste salarial, nos benefícios, e direitos acima da CLT. Entristece muito a nós, como trabalhadoras (es) e diretoria, ver vocês, por quem trabalhamos, fazendo fila aqui na frente da sede para negar ao sindicato algo que é muito pequeno perto do que você ganha através do trabalho sindical.
Por isso, se você não quer ser sócio por algum motivo, não entregue termo de oposição à cota, pode ser?
Mas claro, é teu direito.

Pesquisa ANÔNIMA sobre a cota negocial: colabore conosco?

Se puder nos ajudar, clique aqui e responda, de forma totalmente anônima, nossa breve pesquisa para que a Comunicação do sindicato entenda melhor o que você sabe e não sabe acerca da cota negocial, sindicalização e sobre nosso trabalho por você.

Informações sobre a cota negocial

Como já havíamos comunicado na notícia de 1º de agosto, a partir desta segunda (07) está aberto o prazo para entrega de termo de oposição à cota negocial, no valor de 1 dia de trabalho, paga uma única vez no ano. E esse valor vai todo para nosso trabalho por vocês.

Repetimos nosso pedido: não entregue o termo de oposição. Não enfraqueça quem luta tanto por ti, tá?

Mas, enfim, é teu direito. A cota negocial é referente à negociação que fechamos para você, representada (o) por nós aí na empresa, reajuste salarial com aumento real e retroatividade a maio, 16,4% de reajuste no Vale-Refeição, 3,83% no Vale-Alimentação e nos auxílios creche e educação, e auxílio home office de R$ 120.

O prazo de entrega irá até o dia 16 de agosto (inclusive). Confira nesta notícia horários e formalidades para entrega. E não esqueça: sócia (o) do sindicato não paga cota!

Proposta aprovada
Reajuste salarial: 4,33% (3,83 da inflação + 0,5% de aumento real)
Vale-Alimentação: 3,83% (inflação do período)
Vale-Refeição: passa para R$ 33 (reajuste de 16,4%)
Auxílio-creche: 3,83% (inflação do período)
Auxílio-educação: 3,83% (inflação do período)
Home-office: passa para R$ 120 e gestão concorda com construção do modelo híbrido, cujos critérios serão construídos pelos departamentos jurídicos
Manutenção dos demais direitos já conquistados em ACTs anteriores (clique aqui e confira o documento da última negociação).
Todos os reajustes são retroativos à data-base (maio/2023)

Sócias (os) não pagam cota negocial!

A cota negocial será paga apenas por não sócias (os) do sindicato, no valor de 1 (um) dia de trabalho do salário-base. A cota negocial é uma forma que o sindicato encontra para que também as pessoas que não financiam o trabalho sindical através da mensalidade social contribuam com o trabalho de negociação coletiva, já que ele beneficia toda a categoria. Está amparada em TAC firmado junto ao Ministério Público do Trabalho e, mais recentemente, o STF ja formou maioria na ARE 1018459, que permite o desconto da cota negocial aprovada em assembleia da categoria.

Orientações para entrega do termo

Será garantido o direito de manifestação contrária do trabalhador em relação à cota negocial autorizada em assembleia, desde que realizada de forma individual, pessoal e com termo redigido de próprio punho pelo trabalhador, que deve ser entregue pessoalmente na sede do Sindisaúde-RS (Rua Vicente da Fontoura, 2280). A cópia, carimbada pela entidade sindical, deve ser entregue ao RH da empresa.

As formalidades são as que seguem. Lembre-se: sócias (os) não pagarão cota.

Valor da cota

Um (1) dia do teu salário-base. Esse valor é pago somente uma vez.

Prazo para entrega do termo

Começará em 07/08/2023 e se encerrará no dia 16/08/2023 (inclusive).

Horário para entrega do termo

Entre 9h e 11h30min; e entre as 13h30min e 16h30min. Observe, portanto, que há um intervalo entre 11h30min e 13h30min em que não serão aceitos termos de oposição.

Formalidades para entrega do termo

Atenção: as regras que seguem foram instituídas para evitar que empregadores influenciem trabalhadores a entregar o termo e enfraquecer a entidade sindical.

- A entrega do termo de oposição, redigido de próprio punho pelo trabalhador, em duas vias, em folha de ofício, deve ser realizada de forma individual e pessoal na sede do Sindisaúde-RS (Rua Vicente da Fontoura, 2280). A cópia carimbada pela entidade sindical deve ser entregue ao RH da empresa.

- Entregue em ato personalíssimo, ou seja, entregue pelo titular na sede do sindicato, na Rua Vicente da Fontoura, 2280.

Atenção
O sindicato solicita à categoria que observe a NR 32 no que diz respeito ao uso de uniforme fora do seu local de trabalho.