Home > Notícias > UNIMED POA - Prazo para termo de oposição abre hoje, dia 22

19/07/2024 - UNIMED POA - Prazo para termo de oposição abre hoje, dia 22

Sindicalização ou cota negocial é JUSTIÇA com você!

81,3% das(os) votantes aprovou a negociação obtida pelo Sindisaúde-RS em 2024...
... mas apenas 21,7% das(os) votantes são sindicalizadas(os).

Uma parte da base (sindicalizadas/os) se sacrifica pelo coletivo, enquanto outra parte só aproveita a parte boa.
Isso é justo?
Achamos que não.

Colocamos no formulário de votação da proposta patronal desse ano, a qual 81,3% de quase 500 votantes aprovaram, uma enquete apresentando uma série de influências práticas positivas que o Sindisaúde-RS tem na vida da(o) trabalhador(a). Queríamos entender por que pessoas que não são sindicalizadas usufruem de tantos direitos e, mesmo assim, se negam a contribuir para o coletivo.

Do total de 493 votantes, 98 pessoas (quase 20%) disseram não ter conhecimento de nenhuma das influências positivas do Sindisaúde-RS na vida delas.
Do total de 493 votantes, 142 pessoas (quase 30%) disseram que, após ler as informações, não iriam mais entregar termo de oposição à cota negocial, ou que até iriam se sindicalizar.
Esse resultado deixa claro: muitas pessoas sequer sabem da importância que o Sindisaúde-RS tem na vida delas.

Informações colocadas para conhecimento da categoria (e que muita gente não sabia)

• Eu sei que o reajuste salarial no Brasil não é lei, e que o meu só existe por causa da negociação do sindicato.
  • Eu sei que, pela CLT, não teria direito a Vales Alimentação, Refeição, Educação.
  • Eu sei que é por causa do Acordo Coletivo do Sindisaúde-RS que tenho direito a Vales Alimentação, Refeição, Educação.
  • Eu sei que, se o sindicato não fechar negociação no ano, eu perco esses direitos acima e o reajuste, devido à ultratividade da norma.
  • Eu sei que sindicalizadas/os (sócias/os) do sindicato não pagam a cota negocial.
  • Eu sei que a cota negocial só é paga por quem NÃO é sócia/o e, mesmo assim, a pessoa se beneficia do Acordo Coletivo.
  • Eu sei que o valor do desconto da cota negocial é de apenas um dia de trabalho, uma única vez no ano.
  • Eu sei que posso me associar totalmente online no site do Sindisaúde-RS (www.sindisaude.org.br/filiacao)
  • Eu sei que a mensalidade de sócios e a cota negocial são, hoje, as únicas fontes de financiamento da atividade sindical.
  • Não sabia de nenhuma: 98 pessoas de um total de 493.

Nós queremos é a tua sindicalização, pois sócia(o) não paga!

Lembre-se: a cota negocial só é paga por NÃO SINDICALIZADAS/OS (NÃO SÓCIAS/OS), e o valor da cota é de apenas um dia de trabalho do ano, uma única vez. Já o valor da mensalidade social, caso você queira se sindicalizar totalmente online clicando aqui e não pagar a cota negocial de 2024, é de apenas 1% do salário-base.

A negociação alcançada pelo sindicato te trouxe:

• Reajuste Salarial: Índice de reajuste salarial proporcional, conforme cláusula terceira, de 4,5%, sendo 3,23% (já antecipado) na folha de maio/24 e 1,27% no fechamento do acordo coletivo, sobre o salário base de 30.04.24
  • Vale-Alimentação: passa para R$1.265,00 (10% de reajuste), o pagamento será retroativo a maio/24.
  • Vale-Refeição: o valor passará para R$36,00, o pagamento será retroativo a maio/24.
  • Reajuste mensalidade plano de saúde: reajuste da mensalidade do plano de saúde em 10%, aplicado a partir de janeiro/25.
  • Auxílio-Creche: Alteração do parágrafo terceiro – alterar nomenclatura de filho excepcional, para filho na condição de PCD; Alteração do parágrafo quinto – alterar a necessidade de apresentação de documentos pela mãe do menor para os colaboradores homens; limitando a 1 colaborador no caso em que os dois pais serem empregados da Unimed POA.

Orientações para entrega do termo

Se mesmo assim você ainda quer entregar termo de oposição, seguem as orientações.

Será garantido o direito de manifestação contrária do trabalhador em relação à cota negocial autorizada em assembleia, desde que realizada de forma individual, pessoal e com termo redigido de próprio punho pelo trabalhador, que deve ser entregue pessoalmente na sede do Sindisaúde-RS (Rua Vicente da Fontoura, 2280). A cópia, carimbada pela entidade sindical, deve ser entregue ao RH da empresa.

As formalidades são as que seguem. Lembre-se: atuais sócios, bem como novos sócios até a data da assinatura da proposta, não pagarão cota.

Valor da cota

Um (1) dia do teu salário-base. Esse valor é pago somente uma vez.

Prazo para entrega do termo

Começa em 22/07/2024 e vai até 31/07/2024.

Horário para entrega do termo

Entre 9h e 11h30min; e entre as 13h30min e 16h30min. Observe, portanto, que há um intervalo entre 11h30min e 13h30min em que não serão aceitos termos de oposição.

Formalidades para entrega do termo

Atenção: as regras que seguem foram instituídas para evitar que empregadores influenciem trabalhadores a entregar o termo e enfraquecer a entidade sindical.

- A entrega do termo de oposição, redigido de próprio punho pelo trabalhador, em duas vias, em folha de ofício, deve ser realizada de forma individual e pessoal na sede do Sindisaúde-RS (Rua Vicente da Fontoura, 2280). A cópia carimbada pela entidade sindical deve ser entregue ao RH da empresa.

- Entregue em ato personalíssimo, ou seja, entregue pelo titular na sede do sindicato, na Rua Vicente da Fontoura, 2280.

- É necessário constar o número do RG, CPF e local de trabalho no documento.

Atenção
O sindicato solicita à categoria que observe a NR 32 no que diz respeito ao uso de uniforme fora do seu local de trabalho.