Home > Notícias > MOINHOS DE VENTO - Sindicato se reúne com patronal e dá encaminhamento às denúncias dos trabalhadores

08/09/2020 - MOINHOS DE VENTO - Sindicato se reúne com patronal e dá encaminhamento às denúncias dos trabalhadores

Conforme divulgamos semana passada (clique aqui), nesta terça (08) pela manhã a direção e o jurídico do Sindisaúde-RS tiveram reunião com o sindicato patronal, o Sindihospa. No encontro, foram tratadas denúncias trazidas massivamente pelos trabalhadores do Hospital Moinhos de Vento, mas também por colegas de outros hospitais, como o São Lucas da PUC.

"As denúncias ao Sindisaúde-RS vinham sendo diárias. Diziam respeito a questões de jornada, como a 12x36h diurna, que é ilegal, e mesmo a jornadas que ultrapassavam 15h diárias, às vezes com intervalo de 15 minutos apenas. Além disso, também recebemos informações de assédio moral por parte das chefias, que constrangiam os subordinados sob o suposto risco de serem demitidos. Pois bem, a patronal se comprometeu a verificar a situação com as gestões e nos trazer uma resposta na próxima terça", explicou o presidente Julio Jesien. Já está agendada, desde hoje, reunião entre Sindisaúde-RS e Sindihospa para a próxima terça (15)

Denúncias continuam

O sindicato destaca que continua recebendo denúncias, por parte dos trabalhadores, de que a gestão do Moinhos de Vento segue exigindo a assinatura dos aditivos de contrato. Aguardaremos que a patronal converse com a diretoria do hospital conforme combinado hoje, mas advertimos que, se necessário, providências jurídicas serão tomadas.

Jornada 12x36h diurna

A prática dessa jornada não tem respaldo na Convenção Coletiva de Trabalho Sindisaúde-RS/Sindihospa, que tem valor de lei. Com isso, o sindicato notificou a gestão já em 28 de julho para que abandonasse a prática, o que não ocorreu. Além disso, novas denúncias chegaram ao sindicato, o que motivou a reunião de hoje e o prévio agendamento da reunião na próxima terça (15).